Energia solar na propriedade

01/04/2024

Alefe Corrêa

@alefe.correa.9

 

Energia solar na propriedade

 

“A energia elétrica usada na minha propriedade agora é gerada pelo sistema de placas solares. A ideia de implantação surgiu porque os custos com energia elétrica eram altos. Então, no meu projeto do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal, estudei sobre novas tecnologias para a propriedade e me aprofundei na pesquisa das possibilidades de energia sustentável. Assim, concluí que a geração solar seria benéfica porque diminuiria os custos com eletricidade, impactando em benefício da produção e dos gastos da família. No projeto final do curso, planejei a aquisição do sistema de placas solares, que é uma forma sustentável, econômica e auxiliaria na redução das despesas da família com energia e promoveria melhora em relação à eficiência da estufa de cura do tabaco. Logo depois de o curso terminar, eu e minha família começamos a tirar o projeto do papel e realizamos a compra das placas, que já estão instaladas e em funcionamento. 

Para mim, a experiência como jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal foi incrível, tanto por ter obtido mais conhecimentos sobre o campo e as atividades rurais, como por ter feito novas amizades. Também amadureci meu olhar para o meio rural em geral. As atividades proporcionaram um maior diálogo com a minha família em questões sobre as potencialidades da propriedade e possíveis melhoramentos, pois tinha assuntos da produção que eu não sabia e o curso foi essencial para eu aprender novas coisas possíveis de pôr em prática na propriedade. Percebi também que o campo tem boas possibilidades para os jovens desde que haja dedicação e busca por novos conhecimentos.”

 

Alefe Corrêa, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem

Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Itaiópolis (SC).

 

Voltar

Últimas Histórias

01/04/2024
Na área da tecnologia

“Atualmente sou estagiário na área de TI (Tecnologia da Informação) e esta é minha segunda experiência no mundo do trabalho. A primeira foi como jovem aprendiz do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal, que significou a abertura de portas, pois aprendi diversas coisas sobre responsabilidade, cumprir horários e tarefas e até a saber esperar, o que também é importante nas relações profissionais. [...]

LEIA MAIS
01/04/2024
Um projeto colorido e perfumado

“Eu e minha mãe planejamos de ter uma estufa de flores, que deverá ser uma renda extra para a família e auxílio para custear meus estudos no ensino superior, além de diversificar ainda mais a propriedade rural, onde meu pai tem lavoura de milho e criação de ovinos, além de aves e suínos. A pessoa que mais me incentivou a fazer o projeto foi a minha mãe [...]

LEIA MAIS
08/03/2024
Uma paixão: vida no campo

“Quando penso no futuro, me imagino uma excelente agrônoma, proprietária de animais e plantações, com minha casa no campo, a família vivendo junto e tendo minha caminhonete, que é o veículo que eu sempre quis. [...]"

LEIA MAIS