Logo

Histórias

Fazendo história

Como educadora da primeira turma de aprendizes rurais do Instituto Crescer Legal em Santa Catarina, sinto-me honrada em estar fazendo parte da história da juventude rural de Itaiópolis.

06 de Novembro de 2023

Imagem destacada na postagem

“Como educadora da primeira turma de aprendizes rurais do Instituto Crescer Legal em Santa Catarina, sinto-me honrada em estar fazendo parte da história da juventude rural de Itaiópolis. A experiência está sendo uma jornada enriquecedora, gratificante e desafiadora. Trabalhar com os temas que envolvem a conexão com a natureza, agricultura, criação de animais, jardinagem e outras atividades relacionadas à vida no campo, proporciona uma série de particularidades e oportunidades únicas. O ambiente em que os aprendizes vivem é rico na cultura e tradição e incorporar esses temas ao curso é recompensador, pois valoriza e preserva as raízes culturais, oportunizando também o fortalecimento das famílias no processo educacional de cada um.

Ademais, no curso, trabalhamos com outros temas fundamentais, como desenvolvimento de habilidades de vida, de resiliência, trabalho em equipe, liderança e respeito em suas mais diversas formas. É uma profissão que permite não apenas transmitir conhecimento, mas também contribuir para o fortalecimento das comunidades rurais, das famílias, da cultura e do crescimento pessoal dos aprendizes.

E essa evolução dos jovens é notável. Percebi um destaque especial para a transformação de suas habilidades na comunicação e na interação com suas famílias. No início, muitos desses jovens tinham o receio em falar para o público, até mesmo para os colegas do curso. Atualmente, sinto uma notável evolução em suas apresentações, estando mais desenvoltos e com maior facilidade em se apresentar. O mesmo desempenho percebi para com a interação com suas famílias, havendo maior conversação e troca de ideias para realização das atividades do curso.

Para mim, ser educadora trouxe novas percepções pessoais. Vejo que o setor rural é uma combinação de modernização, sustentabilidade, reconhecimento e valorização de um estilo de vida rural. Tenho visto o setor como um componente essencial e dinâmico de nossas sociedades, e não apenas como uma paisagem de produção, fazendas e campos. Tenho consciência de que é preciso continuar a apoiar e investir no desenvolvimento sustentável do setor rural, garantindo que ele continue a desempenhar um papel vital em nossa economia e sociedade. No próximo ano, outros adolescentes comporão uma nova turma de aprendizes em Itaiópolis e para nós fica a expectativa de contribuir com o amadurecimento de mais jovens rurais.”

Adriane Partala Alves da Silva, educadora do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Itaiópolis (SC). É engenheira florestal e possui também licenciatura em Matemática.

Mais Histórias

  • Imagem destacada na postagem

    Aprendizados mais significativos

    O pleno desenvolvimento da juventude rural requer oportunidades de formação que integrem teoria e prática. Isso inclui acesso a cursos de capacitação, visitas a eventos agropecuários, e a promoção de projetos que incentivem a pesquisa e o protagonismo.

  • Imagem destacada na postagem

    Arte pela educação transformadora

    A escola ideal para crianças e jovens rurais deve ser um espaço aberto, inclusivo e dinâmico, onde novas ideias e propostas são constantemente discutidas e acolhidas.

  • Imagem destacada na postagem

    Novo olhar para o rural

    Sou professora no interior e percebo que há muito mais eficácia quando a escola é conectada com a realidade local, vincula práticas pedagógicas às habilidades, fomenta um novo olhar para o rural e demonstra a viabilidade econômica e social do meio em que os alunos estão inseridos.

  • Imagem destacada na postagem

    Cultivar sonhos

    Nasci em Vale do Sol/RS, um lugar onde a natureza e as pessoas se encontram de forma harmoniosa, onde cada curva do caminho conta uma história.

  • Imagem destacada na postagem

    Ouvidas e valorizadas

    Atuo como educadora do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo desde 2019. É sempre muito gratificante iniciar uma nova turma e acompanhar o desenvolvimento das jovens.

  • Imagem destacada na postagem

    Partilhar e aprender

    Para mim, ser educadora é uma experiência extraordinária, na qual todos os dias tenho uma nova oportunidade de partilhar e aprender. Todos somos peculiares em nossos perfis.

  • Imagem destacada na postagem

    Os três filhos aprendizes

    “A participação dos meus filhos Stuart e Stevart no curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal, em 2022, foi de grande importância para o desenvolvimento deles e encaminhamento para um futuro promissor.[…]”

  • Imagem destacada na postagem

    Sucessor que planeja melhorias

    “Neste ano, o mais novo dos meus quatro filhos, está tendo a uma oportunidade que os três mais velhos não tiveram. O Kauã, de 15 anos, faz o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal, além de estudar na escola regular.[…]”

  • Imagem destacada na postagem

    Amadurecimento e desenvolvimento

    “Como pai e produtor rural, sempre apoiei meus filhos para que façam suas próprias escolhas e tenham sucesso. Quando surgiu a oportunidade de ser aprendiz do Instituto Crescer Legal, incentivamos o mais novo dos meus três filhos a fazer o curso e ele acabou tendo a sorte de participar por dois anos[…]”

  • Imagem destacada na postagem

    Atuação humanitária

    “Moramos alguns anos em Agudo e o Rio Grande do Sul tem meu coração, pois foi o lugar onde deixei de ser criança e amadureci. Mas, depois do falecimento do meu padrasto e de terminar o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, eu e minha mãe voltamos para Florianópolis, onde vivem nossos familiares. […]”