“Antes de ter clareza sobre o caminho a seguir no futuro, estive por muito tempo em dúvida e mudei de ideia várias vezes. Mas agora tenho certeza de que eu quero continuar no meu atual trabalho por mais tempo e começar logo uma faculdade de CST (Curso Superior de Tecnologia) em investigação e perícia criminal. Acho essa uma área muito interessante e, caso eu não tenha oportunidade de atuar nesse ramo, então terei um curso superior que me permita fazer concursos públicos como Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar ou Bombeiros. Foi por meio de atividades do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal que cheguei à definição do rumo que queria seguir.
Atualmente trabalho em um supermercado na cidade de Agudo e confesso que nunca havia pensado que atuaria no comércio, mas quando tive a oportunidade, aproveitei. Esse emprego vem sendo de grande importância para mim, pois posso colocar em prática várias coisas que aprendi no Instituto, como convivência com colegas e atitudes éticas de bom trabalhador. E esse trabalho faz parte dos meus planos futuros de estudar para aumentar as possibilidades de sucesso.
Para mim, ser aprendiz do Crescer Legal, em plena pandemia, foi algo novo e eu nunca tinha pensado que fosse participar de algo assim. Quando era mais novo, eu pensava em ir para alguma escola agrícola, mas como tive a chance do curso de aprendizagem, mudei os planos e acabei fazendo algo que me permitiu conseguir ver de verdade o que eu queria e planejar quais seriam os passos que deveriam ser dados para chegar lá. Agora, como egresso, mantenho a proximidade com o Crescer Legal e uma atividade bem bacana foi representar o Instituto no estande da Expointer, que me encantou pela quantidade e variedade de coisas disponíveis lá.”
Alex Zimmann, 18 anos, foi jovem aprendiz em 2020/2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Cerro Branco (RS).
Voltar