Gestão para prosperar

06/04/2022

“Tenho planos de seguir na atividade rural como sucessor da propriedade familiar, mas com diversificação e novas produções, possivelmente de hortaliças. Para os jovens prosperarem na produção rural, é necessário ter uma gestão bem organizada e controle dos gastos e dos lucros, pois, se não for assim, não conseguem se manter financeiramente. Além disso, deve haver diversificação dentro da propriedade para ter mais de uma fonte de renda e não ficar dependente só de uma produção. Para ter sucesso, é preciso também fazer boa gestão e bom uso das tecnologias, que atualmente ainda têm custo muito elevado.

A boa gestão e a diversificação da propriedade de forma eficiente dependem de estudar e se especializar. Estou fazendo o estágio final do curso da EFA (Escola Família Agrícola) e foi onde aprendi mais sobre técnicas de produção e as tecnologias disponíveis para a agricultura, seja para produção de alimentos ou criação de animais. Esse curso também permite que eu mesmo resolva grande parte dos problemas dentro da propriedade, diminuindo gastos com assistência técnica de fora.

Porém, o despertar para a importância de estudar para melhorar o planejamento da propriedade aconteceu antes disso. Foi em 2018, no curso de aprendizagem do Instituto Crescer Legal, uma experiência muito boa porque, além de eu estar aprendendo muito com as aulas e as visitas de estudos, eu estava recebendo meu próprio dinheiro, o que me dava uma certa independência financeira. Com o curso, consegui conhecer bastante minha propriedade e também a comunidade, sem falar no mais importante, que foi o aprendizado para a gestão da propriedade. O Crescer Legal foi uma porta de entrada para a EFA, pois passei a ter interesse em conhecer mais sobre a atividade rural.”

Vitor Hugo Junkherr, 19 anos, foi jovem aprendiz em 2018 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Vera Cruz (RS).

Voltar

Últimas Histórias

02/06/2022
Trabalho que deve ser valorizado

Fui aprendiz do Instituto Crescer Legal por dois anos, sendo um grande período durante a pandemia.

LEIA MAIS
02/06/2022
Quando enxergam sua importância

No dia 4 de agosto de 2021 assumi minha atual função como auxiliar administrativo do Instituto Crescer Legal.

LEIA MAIS
02/06/2022
Meta: ser pecuarista

Aos 14 anos, eu já tinha carteira de trabalho e ela estava assinada como jovem aprendiz.

LEIA MAIS