“Eu e minha namorada, Franciele Melyza Tornquist – também egressa do programa de Aprendizagem do Instituto Crescer Legal -, temos planos de construir nosso futuro vivendo no campo e trabalhando nas atividades rurais. Percebemos que aqui se tem mais possibilidades. Por exemplo, graças ao nosso esforço e ao meio rural, neste ano conseguimos construir nossa casa, que já está quase pronta. Vejo que se tivéssemos escolhido a cidade ao invés do campo, não teríamos conseguido isso.
Atualmente, cultivo tabaco junto com a minha família e temos também criações de porcos e de gado. Aliás, a inserção de bovinos na nossa propriedade iniciou durante o curso de empreendedorismo e gestão rural em 2018, quando guardei o dinheiro recebido como aprendiz para aplicação no projeto final do curso, que era sobre a criação de bezerros de corte.
Tanto eu como a Franciele somos filhos de produtores rurais e saímos do Programa de Aprendizagem do Crescer Legal com um olhar mais amplo sobre o agro e as perspectivas positivas de vida que podemos ter. O curso de empreendedorismo foi uma grande experiência, que me proporcionou me aproximar ainda mais do campo e de tudo o que a atividade rural envolve e pode nos oferecer.”
Gabriel Wink de Lara, 20 anos, foi jovem aprendiz em 2018 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Vera Cruz (RS).
Voltar