Meta: ser pecuarista

02/06/2022

“Aos 14 anos, eu já tinha carteira de trabalho e ela estava assinada como jovem aprendiz. Foi uma oportunidade ímpar na minha vida, de ganhar salário para fazer o curso de empreendedorismo e gestão e de sair e conhecer novas pessoas e lugares. As atividades me proporcionaram muitas possibilidades para o futuro, despertaram um ‘eu’ que eu não conhecia, despertaram em mim uma jovem que se conheceu mais e que se inspirou em pessoas que já tinham uma vida profissional incrível.

No decorrer do curso de aprendizagem, vi que eu tinha capacidade de conseguir o que eu queria, que era ser pecuarista, pois desenvolvi amor pelos animais já que fui criada presenciando a lida com vacas, bois e cavalo. Por isso, no projeto final do curso de gestão e empreendedorismo, pesquisei e fiz o planejamento de uma fazenda de gado de corte pra venda no mercado exterior. Sei que posso fazer essa escrita no papel se tornar realidade.

Depois da formatura no curso de aprendizagem, comecei a estudar na Escola Família Agrícola (EFA) motivada para aprender mais coisas do campo e sobre os animais, como cuidar, tratar e medicar. Meus planos são de, depois que eu completar meu estágio de 6 meses da EFA, fazer uma faculdade direcionada à Pecuária e Agronomia e seguir meu plano de vida.”

Samira Barbon Rodrigues, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2020 e 2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Santa Cruz do Sul (RS).

Voltar

Últimas Histórias

08/03/2024
Uma paixão: vida no campo

“Quando penso no futuro, me imagino uma excelente agrônoma, proprietária de animais e plantações, com minha casa no campo, a família vivendo junto e tendo minha caminhonete, que é o veículo que eu sempre quis. [...]"

LEIA MAIS
08/03/2024
Parcerias facilitam realizações

“Durante 2022 fui aprendiz do Instituto Crescer Legal, o que me proporcionou muitos conhecimentos e crescimento pessoal. Talvez o aprendizado mais importante tenha sido a importância das parcerias, pois conectam todo mundo de forma pessoal e impessoal. No curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, pudemos ver bem como a parceria funciona, tanto na realização de uma atividade simples até coisas complexas, como uma cooperativa ou uma empresa. [...]"

LEIA MAIS
08/03/2024
Primeiro salário e portas para o futuro

“Em 2022, fui jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal e foi uma experiência muito boa porque foi onde ganhei meu primeiro salário. Porém, mais do que isso, fazer o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural me permitiu aprender diversas coisas e abriu várias portas. Para mim, um dos diferenciais foi o fato de eu ter perdido um pouco da timidez ao me expressar em público. [...]"

LEIA MAIS