Na área da tecnologia

01/04/2024

Alan Patrick Ramson

@alanpatrick_sucessada

 

Na área da tecnologia

 

“Atualmente sou estagiário na área de TI (Tecnologia da Informação) e esta é minha segunda experiência no mundo do trabalho. A primeira foi como jovem aprendiz do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal, que significou a abertura de portas, pois aprendi diversas coisas sobre responsabilidade, cumprir horários e tarefas e até a saber esperar, o que também é importante nas relações profissionais. Estou trabalhando com TI porque o mundo da informática sempre me fascinou desde pequeno. Eu gostava de jogar em computador e de fazer reparos no PC e pensava em um trabalho que envolvesse isso.

Quando surgiu a oportunidade do Crescer Legal, aproveitei por motivos como o salário e os aprendizados que teria. E o curso me apresentou várias coisas novas, especialmente práticas de empreendedorismo, sentar em roda, trocar ideias, as saídas pedagógicas para lugares onde eu nunca tinha visitado e, principalmente, a colocar as ideias em prática. Para mim, o projeto final, no qual cada um tem um objetivo para colocar em prática, foi bem importante porque com isso tive uma noção completa do que eu preciso para algo dar certo. Além disso, com o passar do ano fui vendo como ganhar dinheiro e percebendo como ter minha liberdade financeira. Quando acabou o ano como aprendiz, parti em busca de outra oportunidade porque não queria parar, e aí surgiu o estágio em TI.

Agora estou na área da informática e tenho a noção do quanto as tecnologias ajudam na evolução das atividades rurais. Hoje em dia, quase tudo é na base na internet e tecnologia. Por exemplo, um implemento agrícola é todo desenvolvido e modelado no computador para, depois, ser colocado em prática facilitando o trabalho do produtor rural. Outro exemplo de aplicação tecnológica em favor da atividade rural é a previsão do tempo, essencial para a produção agrícola. E a agricultura de precisão é baseada em GPS, aplicativos, sensores, drones de irrigação, todos dispositivos que envolvem a tecnologia no campo.”

 

Alan Patrick Ramson, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de

Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em São Lourenço do Sul

(RS).

 

Voltar

Últimas Histórias

01/04/2024
Energia solar na propriedade

“A energia elétrica usada na minha propriedade agora é gerada pelo sistema de placas solares. A ideia de implantação surgiu porque os custos com energia elétrica eram altos. Então, no meu projeto do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal [...]

LEIA MAIS
01/04/2024
Um projeto colorido e perfumado

“Eu e minha mãe planejamos de ter uma estufa de flores, que deverá ser uma renda extra para a família e auxílio para custear meus estudos no ensino superior, além de diversificar ainda mais a propriedade rural, onde meu pai tem lavoura de milho e criação de ovinos, além de aves e suínos. A pessoa que mais me incentivou a fazer o projeto foi a minha mãe [...]

LEIA MAIS
08/03/2024
Uma paixão: vida no campo

“Quando penso no futuro, me imagino uma excelente agrônoma, proprietária de animais e plantações, com minha casa no campo, a família vivendo junto e tendo minha caminhonete, que é o veículo que eu sempre quis. [...]"

LEIA MAIS