
Thais Cavalheiro Neu
@Thai_cnz
“Acho simpática a ideia de empreender em mais um negócio na propriedade da minha família, pois já produzimos tabaco e meus pais têm uma empresa de transporte de escolares e de cargas, inclusive com caminhões para o serviço de transporte do tabaco dos produtores da região. Sempre tive em mente ser empresária, então fazemos planos de eu continuar com a empresa de transporte. E agora, no curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal, elaborei o projeto de produção de ovos caipiras, que pode ser uma opção de novo empreendimento familiar. No planejamento, os primeiros passos seriam construir o local onde as aves ficariam e, logo em seguida, começaríamos a criação. Ainda estamos melhorando a ideia e pretendo, mais futuramente, colocar o projeto em prática.
Para os jovens do campo, percebo que há diversas possibilidades de empreendimentos, inclusive de explorar as propriedades para o turismo rural. Investir em agroindústrias e na apicultura são outras das diversas oportunidades. Acredito que, para os jovens rurais terem sucesso no campo, é fundamental que tenham boa administração de suas atividades e um grande interesse na área de atuação. E essas ideias estão de acordo com o que estudamos no curso do Instituto Crescer Legal, que frequentei em 2023 e onde obtive uma experiência única de aprendizagens. Além de fazer novas amizades, tive um grande avanço na minha comunicação, o que, sem dúvidas, foi algo muito significante para mim.”
Thais Cavalheiro Neu, 15 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Agudo (RS).