Nossa bela vida rural

23/02/2024

Josemir Gabriel Pink Blank 
@josemir___oficial

 

“Na véspera da formatura do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, eu e meus pais recebemos a visita da turma de colegas. Foi um dia emocionante, que ficou marcado na vida da nossa família. Antes da chegada da turma, fiquei um pouco nervoso e pensativo sobre como tudo iria acontecer, o que iria passar na cabeça de cada aprendiz. Mas meus pais estavam ao meu lado o tempo todo, me apoiando e incentivando. E, quando os colegas chegaram, acolhemos a todos da melhor forma. Ao longo das atividades fiquei pensando que realmente era o último dia, eu olhava para cada um e passava um filme na minha cabeça com os melhores momentos. Fizemos algumas atividades com entretenimento e brincadeiras para o encerramento. O dia todo foi de muitos sorrisos, vi todo mundo muito alegre pelo fato de estarmos concluindo um ciclo na vida. Foi realmente uma experiência maravilhosa poder oferecer minha propriedade juntamente com a minha família e foi o dia em que os colegas conheceram a minha realidade! 

A nossa propriedade é diversificada, tendo o tabaco com principal cultura. E, meu projeto final do curso de empreendedorismo foi sobre a criação de um orquidário, que deverá tornar o nosso lugar ainda mais bonito. Eu e minha mãe, que é apaixonada por orquídeas e tem muita experiência com plantas, planejamos ter grande quantidade de espécies e promover a multiplicação das mudas, que inicialmente serão usadas para o embelezamento, podendo também fazermos a comercialização. Temos diversas ideias, inclusive de diversificação da propriedade, que poderia vir a se tornar um local de lazer. Seria muito gratificante se a produção entrasse em eficiência, pois algo tão simples pode se tornar renda extra. 

A ideia das orquídeas amadureceu quando fui aprendiz do Crescer Legal, curso que me fez ver que o campo pode oferecer milhares de possibilidades e uma das mais complexas e específicas é entregar vida incrível ao jovem. No campo, há diversos acessos a informações e se pode usufruir de muitos estudos, cursos, aprendizados. Tudo é uma questão de foco e determinação e as possibilidades são encontradas quando se vai atrás do que se gosta de fazer. Ultimamente, muitas instituições estão se voltando ao campo, buscando transformar o futuro do jovem estando na área rural. O Instituto Crescer Legal é um ótimo exemplo e, sem esquecer do crédito ao presidente Iro Schünke, ‘Sim, nós podemos!’.

No meu caso, o curso trouxe muitos conhecimentos. Eu era levemente tímido e bastante ansioso, mas o acolhimento do educador e as amizades dos colegas me trouxeram avanço. A cada dia, eu me sentia melhor convivendo com todos da turma e nas atividades e tarefas educacionais. Fiquei muito grato pelo fato de o Instituto valorizar tanto o meio rural, a agricultura familiar e tudo o que é ligado à educação no campo. Tivemos saídas pedagógicas e visitas de diferentes autoridades. Resumindo, foi uma experiência incrível! Todos têm potencial dentro de si, bastando aprender a usufruir do que temos em mãos e valorizar nossos bens. Foi um ciclo na minha vida, uma caminhada cheia de aprendizados e experiências obtidas. Valeu super a pena ter entrado no curso. No final a gente percebe que um bom convívio com o próximo influencia em muitos pontos positivos.”

 

Josemir Gabriel Pink Blank, 15 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em São Lourenço do Sul (RS). 

Voltar

Últimas Histórias

01/04/2024
Energia solar na propriedade

“A energia elétrica usada na minha propriedade agora é gerada pelo sistema de placas solares. A ideia de implantação surgiu porque os custos com energia elétrica eram altos. Então, no meu projeto do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal [...]

LEIA MAIS
01/04/2024
Na área da tecnologia

“Atualmente sou estagiário na área de TI (Tecnologia da Informação) e esta é minha segunda experiência no mundo do trabalho. A primeira foi como jovem aprendiz do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal, que significou a abertura de portas, pois aprendi diversas coisas sobre responsabilidade, cumprir horários e tarefas e até a saber esperar, o que também é importante nas relações profissionais. [...]

LEIA MAIS
01/04/2024
Um projeto colorido e perfumado

“Eu e minha mãe planejamos de ter uma estufa de flores, que deverá ser uma renda extra para a família e auxílio para custear meus estudos no ensino superior, além de diversificar ainda mais a propriedade rural, onde meu pai tem lavoura de milho e criação de ovinos, além de aves e suínos. A pessoa que mais me incentivou a fazer o projeto foi a minha mãe [...]

LEIA MAIS