Autógrafo em livro
Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).
“Sempre fui apaixonada pelo meio rural e suas belezas e sei o quanto é importante para a renda da minha família. Mas, a partir do momento em que abordamos esse tema logo no começo do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, pude perceber o quanto o campo é realmente importante e precisa ser valorizado. […]
Kauane da Rosa Silveira
“Sempre fui apaixonada pelo meio rural e suas belezas e sei o quanto é importante para a renda da minha família. Mas, a partir do momento em que abordamos esse tema logo no começo do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, pude perceber o quanto o campo é realmente importante e precisa ser valorizado. Quando entrei no curso, eu já tinha em mente propor uma melhoria para a minha propriedade. E a ideia para o meu projeto final, de ser sobre laticínios e seus derivados, veio porque a produção de leite já era uma segunda cultura que meus pais trabalhavam, sendo que a nossa principal produção é a de tabaco.
Para a elaboração do projeto, conversei muito com meus pais em casa e o planejamento foi feito com a participação deles. Hoje, com menos de dois meses depois de finalizar o projeto, meus pais já estão colocando em prática na propriedade. Foram plantadas as pastagens, que são o alimento das vacas, e no momento estamos com quatro vacas em lactação. E o leite está sendo vendido para uma cooperativa. O planejamento com minha família andou junto com os aprendizados do curso como jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal, experiência que foi mais do que incrível. Aprendi muitas coisas e tive várias experiências que eu jamais vou esquecer. Quando eu explicava para meus pais algo que aprendi, via o quanto eles estavam orgulhosos de mim e sempre me apoiando.
Atualmente, enquanto dedico parte do tempo à minha propriedade, também faço o curso de Magistério, pois quero ser professora. Depois, pretendo fazer a faculdade de Matemática, lecionar e fazer alguma pós-graduação na minha área. Meu sonho desde criança é ser professora, que também era o sonho da minha avó quando tinha a minha idade. Sinto como se trabalhar com a educação seja a minha vocação, pois acredito que a mudança que tanto almejamos vem através dela. No Instituto, percebi que mesmo que minha futura profissão não seja diretamente ligada à agricultura, posso trabalhar em uma escola que seja no interior para poder incentivar mais jovens a terem a oportunidade de enxergar as potencialidades do campo, coisas que eu percebi através do curso.”
Kauane da Rosa Silveira, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Rio Pardo (RS).