Novos cultivos na terra
Atualmente, nossa propriedade rural tem, entre as diversas culturas, a produção de morangos, pepinos e tomates.
Sou professora no interior e percebo que há muito mais eficácia quando a escola é conectada com a realidade local, vincula práticas pedagógicas às habilidades, fomenta um novo olhar para o rural e demonstra a viabilidade econômica e social do meio em que os alunos estão inseridos.
“Sou professora no interior e percebo que há muito mais eficácia quando a escola é conectada com a realidade local, vincula práticas pedagógicas às habilidades, fomenta um novo olhar para o rural e demonstra a viabilidade econômica e social do meio em que os alunos estão inseridos. Abranger assuntos globalizados, oportunizar acesso às tecnologias da informação, desenvolver o senso crítico e preparar para a cidadania, mercado de trabalho e acesso à renda, torna o ensino interessante para os estudantes e contribui com o real papel do jovem do campo na sociedade brasileira. Assim, a escola contribuirá com o meio rural, visto que o mesmo é de fundamental importância e indispensável para o País.
O Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação está contribuindo com minhas atividades por possibilitar um olhar interdisciplinar que se adequa à realidade local com práticas atraentes, sustentáveis, viáveis e criativas. Uma das diversas ideias que tive após começar a participação no programa foi a colocação de uma caixa no saguão da escola para instigar a curiosidade. Os objetivos foram identificar o nível de interesse dos estudantes e participantes do meio escolar e propiciar uma prática mais atraente, diversificando a rotina escolar. Assim, percebemos que todas as turmas demonstraram curiosidade para saber o que tinha na caixa e muitas foram as hipóteses, sendo algumas registradas de forma escrita e outras partilhadas nos diálogos. Posteriormente, trabalhei com algumas turmas a abertura da caixa, onde havia o livro ‘O homem que amava caixas’.
Tânia da Silveira é formada no Magistério em nível de ensino médio e graduada em Letras/Espanhol, com especializações em Supervisão Escolar e Psicopedagogia Institucional. Professora da rede municipal de educação de Vera Cruz/RS, leciona na escola rural Jacob Blész e participa da edição de 2024 do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, do Instituto Crescer Legal.