Logo

Histórias

Novo olhar para o rural

Sou professora no interior e percebo que há muito mais eficácia quando a escola é conectada com a realidade local, vincula práticas pedagógicas às habilidades, fomenta um novo olhar para o rural e demonstra a viabilidade econômica e social do meio em que os alunos estão inseridos.

11 de Outubro de 2024

Imagem destacada na postagem

“Sou professora no interior e percebo que há muito mais eficácia quando a escola é conectada com a realidade local, vincula práticas pedagógicas às habilidades, fomenta um novo olhar para o rural e demonstra a viabilidade econômica e social do meio em que os alunos estão inseridos. Abranger assuntos globalizados, oportunizar acesso às tecnologias da informação, desenvolver o senso crítico e preparar para a cidadania, mercado de trabalho e acesso à renda, torna o ensino interessante para os estudantes e contribui com o real papel do jovem do campo na sociedade brasileira. Assim, a escola contribuirá com o meio rural, visto que o mesmo é de fundamental importância e indispensável para o País.

O Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação está contribuindo com minhas atividades por possibilitar um olhar interdisciplinar que se adequa à realidade local com práticas atraentes, sustentáveis, viáveis e criativas. Uma das diversas ideias que tive após começar a participação no programa foi a colocação de uma caixa no saguão da escola para instigar a curiosidade. Os objetivos foram identificar o nível de interesse dos estudantes e participantes do meio escolar e propiciar uma prática mais atraente, diversificando a rotina escolar. Assim, percebemos que todas as turmas demonstraram curiosidade para saber o que tinha na caixa e muitas foram as hipóteses, sendo algumas registradas de forma escrita e outras partilhadas nos diálogos. Posteriormente, trabalhei com algumas turmas a abertura da caixa, onde havia o livro ‘O homem que amava caixas’.

Tânia da Silveira é formada no Magistério em nível de ensino médio e graduada em Letras/Espanhol, com especializações em Supervisão Escolar e Psicopedagogia Institucional. Professora da rede municipal de educação de Vera Cruz/RS, leciona na escola rural Jacob Blész e participa da edição de 2024 do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, do Instituto Crescer Legal.

Mais Histórias

  • Imagem destacada na postagem

    Morangos no pátio de casa

    “Estou implantando uma estufa de morangos no terreno da minha casa e quero que seja uma fonte de renda para a minha família. O esqueleto da montagem já está pronto e agora vamos fazer a parte interna, os encanamentos e […]

  • Imagem destacada na postagem

    Mudas de hortaliças

    “Como jovem do campo, tenho vários planos para a sucessão da propriedade da nossa família, onde a principal fonte de renda é o tabaco, mas também temos diversas culturas de subsistência. Um dos projetos é a implantação de uma estufa […]

  • Imagem destacada na postagem

    Elas e as flores

    “As mulheres da minha casa – minha mãe Adriane, a vó Olinda, eu e minha irmã Andressa – sempre gostamos de cultivar flores. Para nós, é algo para nos distrair e mexer na terra sempre foi quase como um hobby, […]

  • Imagem destacada na postagem

    Diferencial: foco no humano

    Na metade do ano passado, minha rotina profissional mudou significativamente. Isso porque passei a trabalhar no Instituto Crescer Legal e me deparei com um mundo profissional diferente do qual estava acostumada.

  • Imagem destacada na postagem

    Peixes na diversificação

    Ter sido aprendiz do Instituto Crescer Legal foi uma das melhores oportunidades que apareceram na minha vida, pois o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo trouxe muito conhecimento e experiências novas, tanto para a área profissional como para a pessoal.

  • Imagem destacada na postagem

    Informática no meio rural

    As demandas por informatização no meio rural têm aumentado, inclusive recentemente foi instituída a Nota Fiscal Eletrônica, a NF-e, para a venda dos produtos, o que tem sido um desafio para muitos agricultores.

  • Imagem destacada na postagem

    Diversificação com videiras

    Estou colocando em prática um projeto de produção de uvas e as expectativas são boas, pois uma das mudas já está começando a produzir. O plantio das videiras foi uma contribuição do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal.

  • Imagem destacada na postagem

    Autonomia feminina no campo

    Depois de fazer o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal e de participar do Programa Nós por Elas, estou trabalhando na produção de tabaco com a minha família e analisando as possibilidades de fazer uma faculdade.

  • Imagem destacada na postagem

    Rebanho próprio

    Com 15 anos, já tenho meu próprio rebanho com seis cabeças de gado nas pastagens da nossa propriedade, sendo uma matriz prenha que logo dará cria. Adquiri os primeiros animais com o salário que recebi como aprendiz do Instituto Crescer Legal para fazer o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo.

  • Imagem destacada na postagem

    Autógrafo em livro

    Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).