Logo

Histórias

Novos voos

Fui aprovado para o curso de Comércio Exterior na Universidade Federal de Pelotas e, por isso, possivelmente passarei meu empreendimento iniciado no curso do Instituto Crescer Legal para meus irmãos, pois já estou ensinando a eles sobre a condução de alguns dos negócios da propriedade.

06 de Abril de 2023

Imagem destacada na postagem

“Fui aprovado para o curso de Comércio Exterior na Universidade Federal de Pelotas e, por isso, possivelmente passarei meu empreendimento iniciado no curso do Instituto Crescer Legal para meus irmãos, pois já estou ensinando a eles sobre a condução de alguns dos negócios da propriedade. Durante o período de aprendizagem, inseri uma fonte de renda extra, que foi a criação de aves e comercialização de ovos caipiras. Com o dinheiro do salário como aprendiz, comprei uma chocadeira e o restante do investimento – como ração, milho, bebedouros e remédios – foi dinheiro da família.
Atualmente ainda estou criando aves para produção e venda de ovos caipiras e já surgiram oportunidades de chocar e vender os pintos logo que saem da chocadeira. Mas, como vou me mudar para a cidade e focar na universidade, a condução do negócio com aves dependerá do que minha família decidir.
A inserção da avicultura para diversificação de renda na propriedade familiar foi uma das contribuições do Instituto Crescer Legal, pois o curso foi de grandes aprendizagens para mim e minha família. Juntos, tivemos novas ideias de empreender, reconhecimento de propriedade e tive ajuda de meus pais para realizar boa parte das atividades propostas. Ter a carteira assinada pela primeira vez também foi incrível por poder administrar o meu próprio salário e conhecer um pouco do mercado de trabalho. Nesta nova fase da minha vida, estou levando os aprendizados do Instituto, principalmente relacionados a trabalho em equipe, cooperação, motivação e à percepção de que há uma grande fonte de produção que é chamada terra.”

Stuart Maske Strelow, 18 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em São Lourenço do Sul (RS).

Mais Histórias

  • Imagem destacada na postagem

    Diferencial: foco no humano

    Na metade do ano passado, minha rotina profissional mudou significativamente. Isso porque passei a trabalhar no Instituto Crescer Legal e me deparei com um mundo profissional diferente do qual estava acostumada.

  • Imagem destacada na postagem

    Peixes na diversificação

    Ter sido aprendiz do Instituto Crescer Legal foi uma das melhores oportunidades que apareceram na minha vida, pois o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo trouxe muito conhecimento e experiências novas, tanto para a área profissional como para a pessoal.

  • Imagem destacada na postagem

    Informática no meio rural

    As demandas por informatização no meio rural têm aumentado, inclusive recentemente foi instituída a Nota Fiscal Eletrônica, a NF-e, para a venda dos produtos, o que tem sido um desafio para muitos agricultores.

  • Imagem destacada na postagem

    Diversificação com videiras

    Estou colocando em prática um projeto de produção de uvas e as expectativas são boas, pois uma das mudas já está começando a produzir. O plantio das videiras foi uma contribuição do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal.

  • Imagem destacada na postagem

    Autonomia feminina no campo

    Depois de fazer o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal e de participar do Programa Nós por Elas, estou trabalhando na produção de tabaco com a minha família e analisando as possibilidades de fazer uma faculdade.

  • Imagem destacada na postagem

    Rebanho próprio

    Com 15 anos, já tenho meu próprio rebanho com seis cabeças de gado nas pastagens da nossa propriedade, sendo uma matriz prenha que logo dará cria. Adquiri os primeiros animais com o salário que recebi como aprendiz do Instituto Crescer Legal para fazer o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo.

  • Imagem destacada na postagem

    Autógrafo em livro

    Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).

  • Imagem destacada na postagem

    Inovação e sustentabilidade

    As últimas estiagens castigaram bastante as plantações da nossa propriedade, que é bem diversificada, com tabaco, hortaliças, plantações de milho e frutas.

  • Imagem destacada na postagem

    Escola para jovens do campo

    Todas as escolas do campo deveriam ter currículo específico conforme a realidade rural da localidade, alinhado com os conteúdos essenciais da educação básica.

  • Imagem destacada na postagem

    Novos cultivos na terra

    Atualmente, nossa propriedade rural tem, entre as diversas culturas, a produção de morangos, pepinos e tomates.