O agro é tudo

14/06/2024

Fábio de Bastos Bastos
@fabio_bastos9

O agro é tudo

“Com a certeza de que é possível prosperar no agro, faço planos de construir minha vida com base na atividade rural. Acho que o setor rural seguirá sendo fundamental daqui a 10, 20 anos e muito mais tempo, pois o agro é tudo. Atualmente estou no terceiro ano do ensino médio e pretendo seguir estudando, possivelmente em uma faculdade ligada ao ramo da agricultura.
Sempre gostei do campo e vejo no meio rural um grande potencial. E algo que abriu ainda mais esse caminho foi a entrada para o curso do Instituto Crescer Legal, despertando em mim a vontade de obter mais conhecimentos e me mostrando coisas que eu ainda não conhecia sobre o agro. No curso de Empreendedorismo e Gestão, adquiri diversos aprendizados, como, por exemplo, a importância da agricultura familiar para o mundo e principalmente a valorização do meio rural.
Foi como aprendiz do Crescer Legal que elaborei o projeto de diversificação para a minha família, atualmente produtora de melancias. Projetei a produção de hortaliças orgânicas, plano que já está em execução, com o cercamento do local e a instalação do sistema de irrigação. A ideia é que o projeto das hortaliças entre em produção efetiva ainda neste ano. Como não tivemos nenhum tipo de incentivo financeiro, a colocação em prática ficou mais difícil e demorada. Porém, estamos nos esforçando para que logo tenhamos mais uma fonte de renda.”

Fábio de Bastos Bastos, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Rio Pardo (RS).

Voltar

Últimas Histórias

09/07/2024
Atuação humanitária

“Moramos alguns anos em Agudo e o Rio Grande do Sul tem meu coração, pois foi o lugar onde deixei de ser criança e amadureci. Mas, depois do falecimento do meu padrasto e de terminar o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, eu e minha mãe voltamos para Florianópolis, onde vivem nossos familiares [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
Experiência inovadora

“Minha experiência junto ao Instituto Crescer Legal está sendo inovadora, fugindo do que era minha atuação profissional como assistente social. O convívio com os aprendizes e a identificação com suas realidades têm sido inspiradores [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
No local e no global

“Mesmo vivendo no interior de São Lourenço do Sul, trabalho como suporte de TI para uma multinacional e diariamente atendo clientes na Alemanha. Minha trajetória até a atuação profissional internacional foi baseada no estudo formal na escola e universidade e na valorização da cultura do nosso interior[...]"

LEIA MAIS