
“Meus pais são produtores rurais e, em 2022, eu pude ajudar a melhorar a produção por meio da aplicação de novos conhecimentos sobre a adequação do terreno de uma das nossas propriedades, que era muito úmido, e sobre técnicas de produção de hortaliças. E foram coisas estudadas no curso de aprendizagem do Instituto Crescer Legal, que foi um ano de experiências incríveis, que abriram mais ainda a minha visão sobre o campo. Aprendi várias coisas sobre solos e pude identificar problemas e assim descobri onde o planejamento de produção de hortaliças daria mais certo.
Antes do final do curso, o meu projeto já estava sendo aplicado e meus pais foram muito importantes nesse processo, pois aliamos os conhecimentos que adquiri à experiência deles. Na propriedade onde moramos, o terreno não é apropriado para a produção de hortaliças e, por isso, optamos por cultivar na segunda propriedade, onde as correções foram mais fáceis. Já estamos cultivando e as hortaliças, além de serem uma renda extra, servem também para que minha família tenha uma alimentação saudável, com redução do uso de produtos industrializados.
Como entregamos as hortaliças direto aos clientes, tivemos muitos pedidos e isso foi muito gratificante para nós, pois o projeto já está dando resultados bem positivos. Ainda vamos aprimorar muitas coisas para, cada vez mais, contribuir para que a alimentação de todos seja melhor, seja dos vizinhos e amigos até dos moradores da cidade, pois tivemos entregas em um restaurante e é muito bom saber que quem comeu lá, recebeu alimento cultivado sem agrotóxico.”
Iasmyn Vitória Haas, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Passo do Sobrado (RS).