Opção pelo rural

11/07/2022

“Em 2021, durante o período em que fui aprendiz do Instituto Crescer Legal, tive a oportunidade de conhecer mais sobre o lugar onde vivo e, assim, passei a valorizar minha essência. Isso foi bem relevante porque antes, quando era mais nova, eu não dava importância ao campo e até falava que iria morar no meio urbano. Como já fiz a opção pela atividade rural, sigo estudando. Hoje estou no primeiro ano do curso Técnico em Agricultura na Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), uma instituição que trabalha com a pedagogia da alternância, na qual se fica uma semana em casa e outra na escola como um internato. Na Efasol temos também a pedagogia da roda – que eu já conhecia do curso de gestão e empreendedorismo do Crescer Legal -, no qual nos sentamos em círculo para que todos tenham direito à deliberação.

A Escola Família Agrícola está dando sequência ao curso do Instituto e acredito que me proporcionará vários benefícios e aprendizados que serão de grande importância futuramente, pois pretendo ser agrônoma e continuar a trabalhar na região do Vale do Rio Pardo. Para mim, o Instituto Crescer Legal foi primordial para meu desenvolvimento pessoal e profissional. Dos diversos ensinamentos que tive, os principais e que mais me fizeram pensar sobre minhas ações foram sobre a valorização do lugar de onde venho e o despertar para um olhar mais técnico e para ver oportunidades de negócios comerciais voltados para o meio rural.”

Letícia Tatiane dos Santos, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Herveiras (RS).

Voltar

Últimas Histórias

11/07/2022
Aposta na hortaliças semi-hidropônicas

Talvez o meu projeto elaborado como atividade final do curso de gestão e empreendedorismo venha a ser uma opção de diversificação da nossa propriedade.

LEIA MAIS
11/07/2022
Conduzindo um evento como cerimonialista

Neste ano, fui convidada para ser cerimonialista no ato de apresentação e entrega dos crachás da turma dos novos aprendizes do município de Progresso

LEIA MAIS
02/06/2022
Trabalho que deve ser valorizado

Fui aprendiz do Instituto Crescer Legal por dois anos, sendo um grande período durante a pandemia.

LEIA MAIS