Opção pelo rural

11/07/2022

“Em 2021, durante o período em que fui aprendiz do Instituto Crescer Legal, tive a oportunidade de conhecer mais sobre o lugar onde vivo e, assim, passei a valorizar minha essência. Isso foi bem relevante porque antes, quando era mais nova, eu não dava importância ao campo e até falava que iria morar no meio urbano. Como já fiz a opção pela atividade rural, sigo estudando. Hoje estou no primeiro ano do curso Técnico em Agricultura na Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), uma instituição que trabalha com a pedagogia da alternância, na qual se fica uma semana em casa e outra na escola como um internato. Na Efasol temos também a pedagogia da roda – que eu já conhecia do curso de gestão e empreendedorismo do Crescer Legal -, no qual nos sentamos em círculo para que todos tenham direito à deliberação.

A Escola Família Agrícola está dando sequência ao curso do Instituto e acredito que me proporcionará vários benefícios e aprendizados que serão de grande importância futuramente, pois pretendo ser agrônoma e continuar a trabalhar na região do Vale do Rio Pardo. Para mim, o Instituto Crescer Legal foi primordial para meu desenvolvimento pessoal e profissional. Dos diversos ensinamentos que tive, os principais e que mais me fizeram pensar sobre minhas ações foram sobre a valorização do lugar de onde venho e o despertar para um olhar mais técnico e para ver oportunidades de negócios comerciais voltados para o meio rural.”

Letícia Tatiane dos Santos, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Herveiras (RS).

Voltar

Últimas Histórias

08/03/2024
Uma paixão: vida no campo

“Quando penso no futuro, me imagino uma excelente agrônoma, proprietária de animais e plantações, com minha casa no campo, a família vivendo junto e tendo minha caminhonete, que é o veículo que eu sempre quis. [...]"

LEIA MAIS
08/03/2024
Parcerias facilitam realizações

“Durante 2022 fui aprendiz do Instituto Crescer Legal, o que me proporcionou muitos conhecimentos e crescimento pessoal. Talvez o aprendizado mais importante tenha sido a importância das parcerias, pois conectam todo mundo de forma pessoal e impessoal. No curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, pudemos ver bem como a parceria funciona, tanto na realização de uma atividade simples até coisas complexas, como uma cooperativa ou uma empresa. [...]"

LEIA MAIS
08/03/2024
Primeiro salário e portas para o futuro

“Em 2022, fui jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal e foi uma experiência muito boa porque foi onde ganhei meu primeiro salário. Porém, mais do que isso, fazer o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural me permitiu aprender diversas coisas e abriu várias portas. Para mim, um dos diferenciais foi o fato de eu ter perdido um pouco da timidez ao me expressar em público. [...]"

LEIA MAIS