“Eu e meu irmão gêmeo, Felipe, fomos aprendizes do Instituto Crescer Legal em 2019, o que foi uma etapa importante de desenvolvimento pessoal e profissional. Hoje já estou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde estudo Engenharia Elétrica, mas passo as férias, feriados e alguns finais de semana na propriedade da minha família em Boqueirão do Leão. Também sigo ligado ao Crescer Legal e participei do Programa Novos Rurais do Instituto Souza Cruz, uma oportunidade oferecida aos egressos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Apresentei o projeto que eu tinha pré-estabelecido no curso de empreendedorismo e gestão rural, de uma estufa para produção de hortaliças, e recebi recurso para tirar o planejamento do papel.
Atualmente, eu e minha família estamos colocando o projeto em prática com a intenção de que gere renda para custear meus gastos no período em que eu estiver na universidade. A ideia é produzir hortaliças em um local protegido das ações climáticas extremas que por vezes temos aqui no Sul do Brasil. A estufa certamente garantirá a qualidade dos produtos para venda.
Neste momento, estou tomando outros rumos de vida, mas sei que as atividades rurais podem ser boas opções para os jovens, dependendo dos seus interesses e da profissão que escolherem seguir. No geral, viver no interior proporciona muitos benefícios, como uma conexão e entendimento da natureza, um estilo de vida saudável e uma ampla gama de oportunidades de empreendedorismo e autonomia.”
Fernando Henrique Chemin, 20 anos, foi jovem aprendiz em 2019 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Boqueirão do Leão (RS).
Voltar