
“Em breve, eu e meus pais começaremos a construção de um aviário, que será focado no bem-estar animal e servirá para a produção de ovos caipiras, sendo uma nova fonte de renda para a família, atualmente produtora de tabaco e de alimentos em pequena escala. A implantação do aviário será financiada com os recursos do Prêmio Jovem Empreendedor Rural, da JTI, para o qual inscrevi o meu projeto de diversificação e fui um dos ganhadores.
Após o aviário pronto, começarei com 50 galinhas poedeiras e pretendo aumentar a produção gradativamente até chegar a 300 aves. O aviário servirá também para a produção de fertilizantes para as lavouras, pois os dejetos das galinhas serão usados para fertilizar as pastagens e áreas de cultivo. Acho muito importante termos mais de uma fonte de renda e, também, planejarmos a propriedade para que seja sempre lucrativa, usando os recursos disponíveis de forma eficiente.
Eu penso em seguir na atividade rural trabalhando junto com meu pais para que, futuramente, possamos fazer a sucessão da propriedade. Percebo que existem muitas oportunidades para os jovens do campo, basta fazer bons planejamentos. E a iniciação de como gerenciar e empreender me foi proporcionada pelo Instituto Crescer Legal durante minha experiência como aprendiz. E agora, como egresso, estou tendo também oportunidades muito especiais como a premiação do Empreendedores Rurais e outras atividades de convivência, como a de representar o Instituto na Expointer.”
Iago Samuel Steyding, 18 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Paraíso do Sul (RS).