Para melhorar a propriedade

08/10/2021

“Entre os novos recursos para implantar na propriedade apresentados no curso de empreendedorismo e gestão rural, um dos mais úteis que aprendi é o conhecimento sobre como cuidar do solo. As técniccas já foram aplicadas nas lavouras da minha família e estão dando resultados. Dentro dos princípios de adubação verde e cobertura do solo, foi semeado aveia e azevém depois da colheita. Com isso, tivemos pastagem para o gado e a prática previne o crescimento das ervas daninha e mantém o solo com mais umidade. E as possibilidades de lucro estão aparecendo, pois já começou a reduzir a necessidade de agrotóxicos e aí é possível que diminua o custo de produção das lavouras. Durante o curso também aprendi sobre diversificação e fiz um projeto de produção de mel de abelhas sem ferrão, um produto ainda pouco conhecido que pretendemos implantar na nossa propriedade, mas deverá ser só para o consumo da família. 

Ser aprendiz do Instituto Crescer Legal, foi um período de novos conhecimentos e de começar a pensar no futuro. Os salários de aprendiz também foram importantes porque, além do dinheiro, ainda tivemos aulas sobre como gastar e fomos incentivados a pensar em guardar uma parte. Foi o que fiz, comprei várias coisas para mim, como roupas, calçados e um celular, e reservei uma parte para a poupança. Agora estou no segundo ano do ensino médio e pretendo fazer um curso de mecânica de motos, pois gosto de motores e imagino que seja a profissão ideal para mim.”

Wanderley de Bastos Júnior, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2019 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Cerro Branco (RS).

Voltar

Últimas Histórias

11/07/2022
Aposta na hortaliças semi-hidropônicas

Talvez o meu projeto elaborado como atividade final do curso de gestão e empreendedorismo venha a ser uma opção de diversificação da nossa propriedade.

LEIA MAIS
11/07/2022
Opção pelo rural

Em 2021, durante o período em que fui aprendiz do Instituto Crescer Legal, tive a oportunidade de conhecer mais sobre o lugar onde vivo e, assim, passei a valorizar minha essência

LEIA MAIS
11/07/2022
Conduzindo um evento como cerimonialista

Neste ano, fui convidada para ser cerimonialista no ato de apresentação e entrega dos crachás da turma dos novos aprendizes do município de Progresso

LEIA MAIS