Parcerias facilitam realizações

08/03/2024

Clara Drescher Link 
@linkclaradrescher

Parcerias facilitam realizações

“Durante 2022 fui aprendiz do Instituto Crescer Legal, o que me proporcionou muitos conhecimentos e crescimento pessoal. Talvez o aprendizado mais importante tenha sido a importância das parcerias, pois conectam todo mundo de forma pessoal e impessoal. No curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, pudemos ver bem como a parceria funciona, tanto na realização de uma atividade simples até coisas complexas, como uma cooperativa ou uma empresa. Para mim, a parceria pessoal é a mais importante porque ela está relacionada mais ao ajudar um amigo, um conhecido e estabelecer conexões. E a parceria comercial também é muito relevante para nosso comércio e para os agricultores. Todos nós estamos conectados por essas cooperações e é através da união que surgem grandes empreendimentos sociais. Inclusive, por meio de parcerias surgiu o Crescer Legal, que proporciona a nós adolescentes termos a oportunidade incrível de sermos aprendizes.

As atividades do curso ajudaram bastante também no autoconhecimento, a saber o que eu quero, a ver meu potencial. Ajudou-me a crescer, amadurecer, conheci mais a história da minha família e criei laços de amizades. No ano em que fui aprendiz, conheci várias coisas novas e muitas delas relacionadas à tecnologia, ao uso de materiais reutilizáveis e sobre diversificação. Muitos desses conhecimentos foram adquiridos através das viagens de estudos e das visitas dos parceiros.

Como filha de produtores rurais, já avaliei a opção de trabalhar em atividade rural, mas não é algo que me atrai como projeto de vida. O campo, para mim, é o melhor lugar que se tem para morar, ter minha casa e produzir os alimentos em uma horta, pomar, açude e criação de porcos, galinhas e gado. Não me imagino deixar o campo porque ele traz aconchego e calmaria e harmonia entre a natureza e o homem. Mas, como planos de vida penso em duas opções: uma é cursar Pedagogia e a outra é Arquitetura. Se eu me tornar professora, vou tentar trabalhar no meu município. Se eu for para a área da arquitetura, talvez tenha que ir trabalhar em outro lugar, porém pretendo manter a ligação com minha localidade.

Percebi, no curso de aprendizagem, que os jovens com vocação para a agricultura têm boas possibilidades de sucesso, pois vão contar com a ajuda dos pais para se estabelecerem, bem como da Emater, da prefeitura e de programas de incentivo. Então, esses jovens agricultores vão acabar crescendo rápido, com acesso a tecnologias para melhorar o trabalho no seu dia a dia. Além disso, a agricultura abrange várias áreas, com possibilidades de diversificação e de estratégias para ter mais de uma renda, pois, se uma colheita não sair como o esperado, haverá a outra como garantia.”

Clara Drescher Link, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Paraíso do Sul (RS). 

Voltar

Últimas Histórias

01/04/2024
Energia solar na propriedade

“A energia elétrica usada na minha propriedade agora é gerada pelo sistema de placas solares. A ideia de implantação surgiu porque os custos com energia elétrica eram altos. Então, no meu projeto do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal [...]

LEIA MAIS
01/04/2024
Na área da tecnologia

“Atualmente sou estagiário na área de TI (Tecnologia da Informação) e esta é minha segunda experiência no mundo do trabalho. A primeira foi como jovem aprendiz do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal, que significou a abertura de portas, pois aprendi diversas coisas sobre responsabilidade, cumprir horários e tarefas e até a saber esperar, o que também é importante nas relações profissionais. [...]

LEIA MAIS
01/04/2024
Um projeto colorido e perfumado

“Eu e minha mãe planejamos de ter uma estufa de flores, que deverá ser uma renda extra para a família e auxílio para custear meus estudos no ensino superior, além de diversificar ainda mais a propriedade rural, onde meu pai tem lavoura de milho e criação de ovinos, além de aves e suínos. A pessoa que mais me incentivou a fazer o projeto foi a minha mãe [...]

LEIA MAIS