Pela autoestima feminina

05/09/2023

“Como egressa do Programa de Aprendizagem do Instituto Crescer legal, estou participando do Nós por elas – A voz feminina do campo, que está sendo uma experiência incrível de poder aplicar coisas que adquiri nas reflexões do curso como aprendiz, especialmente a comunicação e criatividade. Além disso, estou alcançando muitos outros ensinamentos, especialmente relacionados às técnicas de comunicação em rádio. Trabalhar para conquistar a voz feminina é algo muito especial, é lutar para as mulheres conquistarem ainda mais seus lugares na sociedade. E fazer isso com as meninas torna a experiência ainda melhor porque somos um grupo dedicado a mudar algo no mundo.

Sempre observei bastante a mulher do campo e percebi que, muitas vezes, há falta de cuidado com a autoestima e estética, afinal elas trabalham o dia inteiro e ainda têm casa e filhos para cuidar, faltando tempo para cuidados pessoais. Então, no meu projeto final do curso como aprendiz, pensei em levar produtos de valorização da beleza até elas, de maneira rápida e prática, através uma loja on-line com entregas no meio rural, o que não é comum hoje em dia por causa da falta de disponibilidade das empresas de fazerem entregas para esse público. Isso é algo que pode levar melhorias para toda a comunidade, pois cuidar da autoestima é também priorizar a saúde mental, ter um tempo para si própria, o que vai muito além de estar em algum padrão da sociedade.

Agora, com os programas de rádio, acho que vamos ampliar as mensagens e ideias direcionadas às mulheres e aos jovens do campo. Estou feliz em fazer algo que pode tornar o meio rural um lugar ainda melhor para viver. E, para mim, o Instituto Crescer Legal abriu muitas portas para isso. O principal resultado foi crescer e amadurecer enquanto pessoa, pois em 10 meses, aprendi a cultivar saberes, amigos e disciplina. Tive a oportunidade de conhecer tantas realidades diferentes e aprender com elas, e isso tudo, de uma maneira leve e muito divertida.”

Camila Eduarda Massmann, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Passo do Sobrado (RS) e é participante do Programa Nós Por elas – A voz feminina do campo em 2023.

Voltar

Últimas Histórias

06/11/2023
Fazendo história

Como educadora da primeira turma de aprendizes rurais do Instituto Crescer Legal em Santa Catarina, sinto-me honrada em estar fazendo parte da história da juventude rural de Itaiópolis.

LEIA MAIS
06/11/2023
O valor da mulher rural

O Instituto Crescer Legal está acrescentando muito na minha vida. No curso de gestão e empreendedorismo rural, vi que nós jovens podemos sim dar ideias na nossa propriedade e mudar a realidade.

LEIA MAIS
06/11/2023
Empatia e inclusão

A experiência de participar do Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação foi incrivelmente enriquecedora, ampliando horizontes e proporcionando ‘insights’ valiosos para aprimorar a educação.

LEIA MAIS