Por um agro conectado

17/01/2024

“Buscando unir mais os jovens rurais de Canguçu, minha turma de aprendizes do Instituto Crescer Legal organizou um grande encontro: o AgroConectados. Realizado em novembro de 2023, esse encontro contou com a presença de mais de 100 estudantes de quatro escolas da região e de diversas autoridades, foram debatidos temas como o ensino técnico, com palestras da ETEC (Escola Técnica Estadual Canguçu) e EFASul (Escola Família Agrícola da Região Sul). Um destaque foi uma jovem que é sucesso na profissão de agrônoma e compartilhou sobre sua trajetória com os jovens. Como os resultados foram produtivos, já estamos planejando tornar o evento anual para, em parceria da Secretaria de Educação de Canguçu, mostrar opções de futuro e fortalecer a autoestima dos jovens do interior.

A organização do AgroConectados começou nos primeiros meses do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, quando abordaram o tema sobre o preconceito que os jovens rurais sofriam e as oportunidades que se têm no campo. No decorrer das semanas, definimos os temas, organizamos a programação e buscamos parcerias e um local adequado. Conseguimos as instalações do CTG Lanceiros do Sul e a prefeitura apoiou a ideia. Além das palestras e explanações, organizamos uma gincana sobre os temas Instituto Crescer Legal, escola do campo, jovem empreendedor e Pronaf jovem. Tudo foi muito intenso e eu fiquei responsável pela organização durante o evento, coordenando a sequência das falas e horários dos palestrantes. Foi uma grande experiência, pois me envolvi também na captação de parceiros, especialmente para a gincana.

Em 2024 vou ingressar na escola EFASul para fazer o curso técnico em agroecologia. Depois pretendo estudar Biologia e criar minha própria agroindústria junto com agrofloresta, que foi o tema do meu trabalho final do curso de empreendedorismo e gestão rural. Esse é apenas um dos planos. O outro é estudar Biologia e focar em trabalhar na Embrapa ou Emater e seguir contribuindo com o desenvolvimento do nosso agro.”

Lucas Tuchtenhagen dos Santos, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Canguçu (RS).

Voltar

Últimas Histórias

09/07/2024
Atuação humanitária

“Moramos alguns anos em Agudo e o Rio Grande do Sul tem meu coração, pois foi o lugar onde deixei de ser criança e amadureci. Mas, depois do falecimento do meu padrasto e de terminar o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, eu e minha mãe voltamos para Florianópolis, onde vivem nossos familiares [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
Experiência inovadora

“Minha experiência junto ao Instituto Crescer Legal está sendo inovadora, fugindo do que era minha atuação profissional como assistente social. O convívio com os aprendizes e a identificação com suas realidades têm sido inspiradores [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
No local e no global

“Mesmo vivendo no interior de São Lourenço do Sul, trabalho como suporte de TI para uma multinacional e diariamente atendo clientes na Alemanha. Minha trajetória até a atuação profissional internacional foi baseada no estudo formal na escola e universidade e na valorização da cultura do nosso interior[...]"

LEIA MAIS