
“Hoje nossa família tem um trailer instalado no centro da cidade de Cerro Branco onde fazemos lanches. A ideia surgiu durante a pandemia, quando eu era aprendiz do Instituto Crescer Legal. Minha mãe já havia trabalhado em um restaurante e começou a fazer cucas, pães, bolos e pizzas, conquistando uma boa clientela. Com a ajuda do meu pai, que é produtor de tabaco, ela conseguiu comprar um trailer para vender lanches. Como eu vinha estudando gestão e empreendedorismo, pude auxiliar com ideias e práticas no estabelecimento e aprimoramento do negócio familiar.
Atualmente, além de auxiliar minha mãe no preparo dos lanches, eu exerço outras atividades, como compra e pagamento de insumos, caixa, logísticas de entrega, administração financeira, divulgação e marketing. Minha participação no empreendimento da família foi facilitado por causa dos aprendizados obtidos no curso do Crescer Legal, que foi uma ótima experiência de dois anos, já que atravessamos a pandemia e o Instituto nos deu a oportunidade de sermos aprendizes também no ano seguinte. Agora estou no terceiro ano do ensino médio e faço planos de ingressar na faculdade de Direito, mas sem me afastar do nosso empreendimento, que representa diversificação e incremento nos ganhos da nossa família.”
Dyúli Emanuéli Rodrigues, 18 anos, foi jovem aprendiz em 2020 e 2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Cerro Branco (RS).