
“Eu tenho a convicção de que o meu projeto de criação de uma padaria na nossa localidade poderá beneficiar a minha família e toda a comunidade. Planejei a implantação da padaria e confeitaria por ser algo que minha mãe gosta de fazer, por ser o sonho dela e, também, para ser uma nova fonte de renda na nossa propriedade. Por enquanto, estou estudando no ensino médio e estamos nos organizando para, futuramente, colocarmos o empreendimento familiar em prática.
As ideias e a metodologia do planejamento foram elaboradas no trabalho final do curso de empreendedorismo e gestão rural do Instituto Crescer Legal, que foi um período bem divertido e com vários aprendizados. Além das boas lembranças, ficaram os conhecimentos sobre nossas propriedades e a localidade onde vivemos e lições sobre a importância da atividade rural. Pessoalmente, desenvolvi ainda aspectos relacionados à comunicação e relações sociais, pois era tímido e me tornei bem mais autoconfiante.”
Sandro Rezende da Silva, 15 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Canguçu (RS).