Um doce empreendimento

05/09/2023

“Em uma conversa com minha mãe, que cultiva um pequeno canteiro de moranguinhos na horta da nossa propriedade, surgiu a ideia para a minha pesquisa final do curso de gestão e empreendedorismo rural. Como é um projeto que eu e minha mãe pensamos juntas, acaba envolvendo a participação da figura feminina no campo, que é muito importante nos dias de hoje. Planejamos criar um ambiente ideal em uma estufa para cultivo de qualquer tipo de vegetal, inclusive fora de sua estação.

Seria uma oportunidade para eu e minha família trabalharmos com uma nova cultura, além de termos uma renda extra que poderíamos usar para implementar coisas novas para a cultura, como por exemplo investir na produção de geleia. E isso já está começando a se tornar realidade, pois inscrevi o projeto no Prêmio Jovem Empreendedor Rural e fomos premiadas com os recursos da instalação da estufa. A ideia é fazermos o plantio dos morangos nos meses de maio e junho do ano que vem para que comecem a frutificar em outubro.

Vejo esse projeto como a minha particular possibilidade de progresso no campo. Mas penso que há diversas outras oportunidades com boas perspectivas de renda, desde que haja políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos jovens rurais, acesso à saúde e educação e também uma boa relação com os pais, de quem devem herdar a propriedade no futuro. Além disso, é importante trabalhar e investir em tecnologias para o conforto do trabalho no campo.”

Larissa Ketlin Algayer, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Rio Pardo (RS).

Voltar

Últimas Histórias

06/11/2023
Fazendo história

Como educadora da primeira turma de aprendizes rurais do Instituto Crescer Legal em Santa Catarina, sinto-me honrada em estar fazendo parte da história da juventude rural de Itaiópolis.

LEIA MAIS
06/11/2023
O valor da mulher rural

O Instituto Crescer Legal está acrescentando muito na minha vida. No curso de gestão e empreendedorismo rural, vi que nós jovens podemos sim dar ideias na nossa propriedade e mudar a realidade.

LEIA MAIS
06/11/2023
Empatia e inclusão

A experiência de participar do Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação foi incrivelmente enriquecedora, ampliando horizontes e proporcionando ‘insights’ valiosos para aprimorar a educação.

LEIA MAIS