Um doce empreendimento

05/09/2023

“Em uma conversa com minha mãe, que cultiva um pequeno canteiro de moranguinhos na horta da nossa propriedade, surgiu a ideia para a minha pesquisa final do curso de gestão e empreendedorismo rural. Como é um projeto que eu e minha mãe pensamos juntas, acaba envolvendo a participação da figura feminina no campo, que é muito importante nos dias de hoje. Planejamos criar um ambiente ideal em uma estufa para cultivo de qualquer tipo de vegetal, inclusive fora de sua estação.

Seria uma oportunidade para eu e minha família trabalharmos com uma nova cultura, além de termos uma renda extra que poderíamos usar para implementar coisas novas para a cultura, como por exemplo investir na produção de geleia. E isso já está começando a se tornar realidade, pois inscrevi o projeto no Prêmio Jovem Empreendedor Rural e fomos premiadas com os recursos da instalação da estufa. A ideia é fazermos o plantio dos morangos nos meses de maio e junho do ano que vem para que comecem a frutificar em outubro.

Vejo esse projeto como a minha particular possibilidade de progresso no campo. Mas penso que há diversas outras oportunidades com boas perspectivas de renda, desde que haja políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos jovens rurais, acesso à saúde e educação e também uma boa relação com os pais, de quem devem herdar a propriedade no futuro. Além disso, é importante trabalhar e investir em tecnologias para o conforto do trabalho no campo.”

Larissa Ketlin Algayer, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Rio Pardo (RS).

Voltar

Últimas Histórias

09/07/2024
Atuação humanitária

“Moramos alguns anos em Agudo e o Rio Grande do Sul tem meu coração, pois foi o lugar onde deixei de ser criança e amadureci. Mas, depois do falecimento do meu padrasto e de terminar o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, eu e minha mãe voltamos para Florianópolis, onde vivem nossos familiares [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
Experiência inovadora

“Minha experiência junto ao Instituto Crescer Legal está sendo inovadora, fugindo do que era minha atuação profissional como assistente social. O convívio com os aprendizes e a identificação com suas realidades têm sido inspiradores [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
No local e no global

“Mesmo vivendo no interior de São Lourenço do Sul, trabalho como suporte de TI para uma multinacional e diariamente atendo clientes na Alemanha. Minha trajetória até a atuação profissional internacional foi baseada no estudo formal na escola e universidade e na valorização da cultura do nosso interior[...]"

LEIA MAIS