Um projeto colorido e perfumado

01/04/2024

Giovanna Zschitschick Zuffo

@zuffo12_

 

Um projeto colorido e perfumado

 

“Eu e minha mãe planejamos de ter uma estufa de flores, que deverá ser uma renda extra para a família e auxílio para custear meus estudos no ensino superior, além de diversificar ainda mais a propriedade rural, onde meu pai tem lavoura de milho e criação de ovinos, além de aves e suínos. A pessoa que mais me incentivou a fazer o projeto foi a minha mãe, pois eu tinha em mente que a propriedade devia ter renda diversificada e ela sempre comentava sobre o seu gosto pelo cultivo de flores. Ainda não conseguimos os recursos financeiros para construir a estufa, mas o planejamento está pronto, pois me dediquei a esse projeto no curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal. Agora, pretendo inscrevê-lo nos concursos para jovens rurais visando levantar dinheiro para colocar em prática a estufa e começar a produção de flores.

O período como aprendiz do Crescer Legal, para mim, foi uma experiência de muito crescimento profissional, onde eu pude evoluir juntamente com meus colegas e consegui estabelecer limites na importância da ética em um trabalho. O relacionamento que tive com os colegas foi algo que teve crescimento contínuo.

Acredito que todos ajudaram no meu amadurecimento e comprometimento, por conviver com tantas diferenças em um só lugar e, mesmo assim, sermos tão completos. Tenho admiração e respeito por cada um deles, pois eles abriram meus olhos para ver o mundo por outros ângulos. A educadora também sempre foi muito persistente em nos auxiliar a sermos menos individualistas. E isso certamente foi outro ponto importante que fez com que eu e meus colegas pudéssemos conviver tão bem.

Depois dessa experiência de convivência, consegui adquirir ainda mais confiança e autoridade para abrir novas portas em minha vida profissional.”

 

Giovanna Zschitschick Zuffo, 19 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de

Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Progresso (RS).

 

Voltar

Últimas Histórias

01/04/2024
Energia solar na propriedade

“A energia elétrica usada na minha propriedade agora é gerada pelo sistema de placas solares. A ideia de implantação surgiu porque os custos com energia elétrica eram altos. Então, no meu projeto do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal [...]

LEIA MAIS
01/04/2024
Na área da tecnologia

“Atualmente sou estagiário na área de TI (Tecnologia da Informação) e esta é minha segunda experiência no mundo do trabalho. A primeira foi como jovem aprendiz do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Instituto Crescer Legal, que significou a abertura de portas, pois aprendi diversas coisas sobre responsabilidade, cumprir horários e tarefas e até a saber esperar, o que também é importante nas relações profissionais. [...]

LEIA MAIS
08/03/2024
Uma paixão: vida no campo

“Quando penso no futuro, me imagino uma excelente agrônoma, proprietária de animais e plantações, com minha casa no campo, a família vivendo junto e tendo minha caminhonete, que é o veículo que eu sempre quis. [...]"

LEIA MAIS