Visão ampliada das possibilidades de vida

01/02/2022

“Como as escolas localizadas em áreas rurais oferecem um conteúdo curricular comum, não há direcionamento num campo mais amplo. E este é o diferencial do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal: proporcionar aos jovens uma visão ampliada das possibilidades de vida. Eu fico muito feliz em ver essa iniciativa chegando às comunidades rurais, pois é uma semente plantada que, com certeza, dará muitos frutos. O ideal seria termos mais ações semelhantes, para que mais jovens do campo sejam beneficiados.

O curso de gestão e empreendedorismo é uma oportunidade maravilhosa para quem tem a possibilidade de participar. Em Boqueirão do Leão, trouxe para os jovens uma educação que oferece conhecimentos em vários segmentos e faz eles refletirem sobre as possibilidades que a vida oferece. Sou mãe de dois egressos da turma de 2019 e percebi que foi um grande aprendizado. Eles fizeram várias viagens, que não teriam feito se não fosse pelo programa. Amadureceram muito, ficaram mais responsáveis quanto a horários e compromissos. E, pelo fato de terem Carteira de Trabalho assinada, foi a oportunidade de administrarem o próprio dinheiro.

Como gestora da Cooperlaf, busco, sempre que possível, apoiar as atividades do Instituto Crescer Legal. Em 2021 recebi as turmas de Boqueirão do Leão e de Santa Cruz do Sul para apresentar o funcionamento da cooperativa, o trabalho cooperativado dos produtores rurais e para produzirmos algumas receitas com ingredientes não convencionais encontrados na nossa região.”

Rosane Fátima Chemin, sócia fundadora e ex-presidente da Cooperativa Leoboqueirense de Agricultores Familiares (Cooperlaf). Também é mãe de dois egressos da turma de Boqueirão do Leão (RS) do Programa de Aprendizagem Profissional Rural: o Felipe e o Fernando Chemin.

Voltar

Últimas Histórias

02/06/2022
Trabalho que deve ser valorizado

Fui aprendiz do Instituto Crescer Legal por dois anos, sendo um grande período durante a pandemia.

LEIA MAIS
02/06/2022
Quando enxergam sua importância

No dia 4 de agosto de 2021 assumi minha atual função como auxiliar administrativo do Instituto Crescer Legal.

LEIA MAIS
02/06/2022
Meta: ser pecuarista

Aos 14 anos, eu já tinha carteira de trabalho e ela estava assinada como jovem aprendiz.

LEIA MAIS