Zona rural além da agropecuária

27/05/2023

“Para viver no campo, o jovem rural não precisa se vincular só à agricultura ou à pecuária. Ele pode sair para adquirir conhecimentos e experiências, voltar e contribuir com a comunidade. Percebi isso no curso do Instituto Crescer Legal, nas atividades que nos levavam a refletir sobre a realidade e as oportunidades. Eu sempre fui aquela menina que tinha a intenção de sair do campo e ir viver na cidade, mas passei a valorizar mais a propriedade rural e pude levar aprendizados para a família. Até os ensinamentos do curso que na hora eu pensava que não agregaria em nada, na verdade agregaram muito. Desenvolvi a comunicação e a capacidade de relacionamento interpessoal e aprendi a valorizar mais a vida e as coisas pequenas. Também, enxerguei as potencialidades da zona rural e as possibilidades de aproveitar a minha propriedade de forma que prospere. E pude ver que a zona rural não é só agropecuária, que pode trazer muitos outros serviços e que vem se modernizando e se integrando à nova realidade.

Hoje eu estou morando em Pelotas e fazendo um curso para poder entrar na faculdade de Odontologia. Também faço parte do Programa Novos Rurais, que enxerguei como uma oportunidade de concretizar o meu plano profissional. Meu projeto no Novos Rurais é de fabricação de bolachas caseiras, que pretendo colocar em prática para arrecadar o dinheiro do projeto de futuro, para ter recursos no período de faculdade e para montar o consultório, que deve ser na localidade rural onde minha família vive. Quando comecei a olhar para a comunidade, notei que o atendimento odontológico só existe na cidade, então pensei em um consultório na zona rural, para beneficiar o acesso das pessoas.

Esses planos começaram no Crescer Legal, que foi uma experiência surpreendente. No curso, consegui entender mais do que eu quero e do que sou capaz e desenvolvi maturidade e responsabilidade. Como egressa, fui convidada para ser a cerimonialista da apresentação da nova turma de aprendizes de São Lourenço do Sul deste ano. A oportunidade de voltar a ver os educadores e toda a equipe do Instituto foi uma nostalgia enorme. E ver a turma se apresentando foi muito bom e me trouxe lembranças muito boas, pois sempre fui apaixonada pelo Instituto e todos os projetos desenvolvidos me encantam.”

Luana Raatz Klug, 19 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em São Lourenço do Sul (RS).

Voltar

Últimas Histórias

06/11/2023
Fazendo história

Como educadora da primeira turma de aprendizes rurais do Instituto Crescer Legal em Santa Catarina, sinto-me honrada em estar fazendo parte da história da juventude rural de Itaiópolis.

LEIA MAIS
06/11/2023
O valor da mulher rural

O Instituto Crescer Legal está acrescentando muito na minha vida. No curso de gestão e empreendedorismo rural, vi que nós jovens podemos sim dar ideias na nossa propriedade e mudar a realidade.

LEIA MAIS
06/11/2023
Empatia e inclusão

A experiência de participar do Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação foi incrivelmente enriquecedora, ampliando horizontes e proporcionando ‘insights’ valiosos para aprimorar a educação.

LEIA MAIS