Voltar

Instituto Crescer Legal apresenta a primeira turma de aprendizes de Rio Pardo

20.04.2022

Próximos eventos acontecem em Cerro Branco, Paraíso do Sul e Progresso, nos dias 04 e 05 de maio. 

Abril 2022 – Rio Pardo sediou nesta quarta-feira, 20 de abril, a solenidade de apresentação da primeira turma de aprendizes do Programa de Aprendizagem Profissional Rural no município. Os 24 adolescentes foram selecionados pelo Instituto Crescer Legal e, desde o início de março, participam das atividades do curso voltado à gestão rural e ao empreendedorismo. O evento foi realizado no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), junto ao parque da Expoagro Afubra, e reuniu autoridades, representantes de entidades, comunidade escolar, familiares e parceiros.  

A educadora Tagiani Brizolla Duarte de Moura Goulart entregou simbolicamente o crachá do Instituto aos jovens, contratados via Lei da Aprendizagem. Diferentemente dos jovens aprendizes das áreas urbanas, os jovens do Instituto Crescer Legal não realizam atividades nas empresas. Eles recebem salário proporcional a 20 horas semanais para participar do curso que tem como objetivo promover a autonomia, o olhar empreendedor e a reconhecer no campo, a partir de atividades teóricas e práticas no contraturno escolar, oportunidades e possibilidades.  

“Nestes dias que antecedem o sétimo aniversário do Instituto, é sempre uma alegria saber que temos tantos bons parceiros preocupados em desenvolver os jovens do campo. Esse é o grande objetivo do Instituto: apresentar as mais diversas possibilidades para os jovens construírem seus projetos de vida, com autonomia e visão empreendedora. E poder fazer isso com carteira assinada é ou não é uma grande oportunidade?”, destacou o presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke. 

As atividades do Instituto são realizadas no Centro Vocacional, em sala cedida pelo Município. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, também auxilia com a alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes que acontece desde o dia 03 de março. “Parabéns ao Instituto Crescer Legal pelo empenho em oportunizar aos jovens uma esperança. Preciso exaltar a importância deste projeto para Rio Pardo, todos nós acreditamos que um futuro melhor passa pela aprendizagem e pela qualificação”, comentou o prefeito de Rio Pardo, Rogério Luiz Monteiro. 

Aprendizes da turma de Rio Pardo 
Alexsandro da Silva Stanke 
Aline Antonella de Souza Severo 
Augusto Menezes da Silva 
Cauã Cunha Severo 
Daniel da Silva Bittencourt 
Daniela dos Santos Bastos 
Eduarda Moraes 
Fernando Santelmo Rodrigues 
Gabriel Silva Fagundes 
Gabriela dos Santos Oliveira 
Jadson Mirael Silveira Braga 
João Vitor Silva Bastos 
Juliano Schipper da Silva 
Iasmin Machado de Freitas 
Kauane Raika da Silva 
Larissa Ketlin Algayer 
Letícia Espindola 
Marciel Eisenhardt 
Rutiele da Silva Conceição 
Taís Aparecida Andrade da Silva 
Tamires Pires de Assis 
Tiago Luiz Gassen 
Vinicius Fischer Bastos 
Victor Antônio da Silva Severo 

PRÓXIMOS EVENTOS DO INSTITUTO 

04 maio Cerro Branco 9 horas Escola Municipal Augusto Schulz – Arroio Bonito 
04 maio Paraíso do Sul 14 horas Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigues Alves – Rincão da Boa Vista 
05 maio Progresso 14 horas Comunidade São Pedro de Campo Branco 

SOBRE O INSITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas no Brasil, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 2015 com o objetivo de gerar novas oportunidades aos jovens do campo e combater o trabalho infantil. Desde 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já certificou 596 jovens rurais de 33 turmas em 11 municípios do Rio Grande do Sul e conta com dois reconhecimentos nacionais pela inovação e pioneirismo do seu curso voltado à gestão rural e ao empreendedorismo. Saiba mais: www.crescerlegal.com.br 

Fotos: Junio Nunes 

Contato com a imprensa:

Loader