Voltar

Instituto Crescer Legal apresenta a primeira turma de aprendizes rurais em Santa Catarina

26.04.2023

Abril 2023 – O Instituto Crescer Legal concluiu nesta terça-feira, 25 de abril, em Itaiópolis (SC), a apresentação das novas turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Pela primeira vez em Santa Catarina, o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo vai envolver, até dezembro, 20 de jovens aprendizes rurais do município. O evento, realizado no Salão da Matriz Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, reuniu parceiros da iniciativa e as famílias dos jovens aprendizes, além da comunidade escolar.

Na oportunidade, os participantes entre 14 e 17 anos receberam os crachás de jovens aprendizes. Com um formato inovador na aplicação da Lei da Aprendizagem, o Instituto Crescer Legal utiliza cotas de suas associadas, indústrias do setor do tabaco, para contratar adolescentes que não vão trabalhar nas empresas, mas permanecem em suas comunidades e, no contraturno escolar, participam do curso. Com um total de 800 horas remuneradas (20 horas semanais), o curso iniciou em março e segue até o mês de dezembro com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto.

“Em abril completamos oito anos da fundação do Instituto e esse trabalho é uma consequência das ações que vem sendo desenvolvidas há muitos anos pelo setor do tabaco no combate ao trabalho infantil. Itaiópolis é um dos maiores municípios produtores de tabaco do Brasil e, esta anuência que tivemos com a prefeitura é que efetivamente permite o desenvolvimento deste trabalho. Agradecemos o acolhimento recebido e temos a convicção de que as parcerias são fundamentais para que o Instituto possa fazer o seu trabalho”, comentou Iro Schünke, diretor presidente do Instituto.

Além de Itaiópolis, em 2023 as turmas abrangem os municípios gaúchos de Agudo, Canguçu, Novo Cabrais, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul. Nestes locais, o Instituto conta com a parceria do executivo municipal que oferece o espaço para a realização das atividades, alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes nas comunidades onde vivem.

“O Instituto chega ao nosso município para trazer conhecimento, aprendizagem. Fica nosso sentimento de gratidão e o reconhecimento deste trabalho valoroso que vem sendo feito a muitas mãos. A presença do Instituto premia os jovens, suas famílias e toda a nossa comunidade”, avalia o prefeito de Itaiópolis, Mozart Jose Myczkowski.

ITAIÓPOLIS

Local: Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES/CEJA – Itaiópolis)

Educador de referência: Adriane Partala Alves da Silva

Jovens aprendizes rurais: Alefe Corrêa, Aline Miretzki, Aline Schauer, Angelina Kujavski, Dailson Constante, Daniel Faria, Diego Gabriel Kurzawski, Francieli Aparecida Kazmierski, Guilherme Rogalevski, Gustavo Luan Partala, Iago Slabiski, Jhonatan Silva da Cruz, Joice Vitória Rogalski, Karen Sabrina Gruber, Karoline Lis, Lucas Daniel Senczak, Lucas Wilinski, Márcia Suzane Malczewski, Paula Gruber e Vinícius Wozniak Pickcius.

SAIBA MAIS – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Com a validação do Ministério do Trabalho, construída por meio do engajamento ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional, o inovador método do Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia educação profissional e renda. Desde que foi implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já abrangeu 15 municípios gaúchos, totalizando 40 turmas e 741 jovens aprendizes rurais certificados. O Instituto também promove outros programas voltados a egressos e à educação empreendedora. Saiba mais em: www.crescerlegal.com.br

Fotos: Junio Nunes

Contato com a imprensa:

AND,ALL

Loader