Voltar

Instituto Crescer Legal apresenta nova turma de aprendizes rurais de Progresso

14.04.2023

Abril 2023 – Progresso sediou nesta quinta-feira, 13 de abril, evento que marcou o início das atividades da sua segunda turma de jovens aprendizes rurais do Instituto Crescer Legal. Realizada na Comunidade São Pedro de Campo Branco, a apresentação contou com a presença de autoridades, familiares e parceiros. A educadora de referência da turma, Débora Berghahnn, apresentou os 24 jovens do Programa de Aprendizagem Profissional Rural que participam até dezembro do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo no contraturno escolar. 

O diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, enfatizou a importância das parcerias, tanto com os municípios, que viabilizam o deslocamento diário dos aprendizes, os lanches e almoços, além de ceder o local onde as atividades presenciais são realizadas, quanto das associadas do Instituto, que financiam as cotas de aprendizagem em Progresso e em outras seis turmas, sendo cinco em municípios gaúchos – Agudo, Novo Cabrais, Canguçu, Rio Pardo e São Lourenço do Sul – e, pela primeira vez, em Santa Catarina, na cidade de Itaiópolis.  

“Nosso grande objetivo com o programa é o de levar oportunidade de qualificação e renda aos jovens rurais, assim como já acontece para os jovens urbanos por meio do programa conhecido como “jovem aprendiz”. Para que isso seja possível, contamos com muitos parceiros, em especial as nossas associadas, empresas do setor do tabaco, que entenderam a necessidade de criarmos um novo modelo de aprendizagem, voltado aos adolescentes do meio rural”, enfatizou Schünke. 

Devidamente aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e cadastrado no Ministério do Trabalho, o curso acontece no contraturno escolar, totalizando 800 horas de atividades teóricas e práticas em gestão. Por meio da Lei da Aprendizagem, os adolescentes participantes de todas as turmas desse Programa são contratados por empresas associadas e apoiadoras do Instituto Crescer Legal como jovens aprendizes. No entanto, nenhuma atividade é realizada nas empresas. Toda a carga horária é cumprida no âmbito do curso de formação, tanto na instituição parceira, como em pesquisas junto à família, na comunidade, além de viagens de estudo e visitas técnicas. 

“É uma satisfação poder estar mais uma vez participando desta iniciativa. O Instituto está lançando sementes e elas estão sendo cuidadas com entusiasmo, carinho e atenção. É uma grande honra poder fazer parte deste processo e ver de perto o desenvolvimento dessas sementes. Juntos, em um futuro próximo, temos certeza de que vamos colher os frutos”, agradeceu o prefeito de Progresso, Paulo Gilberto Schmitt. 

TURMA DE PROGRESSO 
Amanda Zambiasi Zeni  
Ana Clara Schmitt  
Ana Julia Ferrari Ferla 
Camili de Aquino 
Deisi Berté Bergonsi  
Felipe Alcará 
Francieli Martini Dell Osbel  
Gabriel Vedoi de Lima 
Giovanna Zuffo 
João Vitor Alcara Cavaleti 
Keila de Anhaia Nunes 
Lander Erthal 
Lauren Gottardi Barbieri 
Luiz Henrique de Lima 
Maria Eduarada de Lorena Motta 
Maria Eduarda Echer Pellenz 
Marlon Nunes Apolinário 
Matheus Soares de Mello 
Paola Inacio Bairros 
Tiago Vasconcelos 
Vinicius Alcará 
Vinicius Borges Macedo 
Yan José de Moraes 
Ágatha Roth Piffer 

PRÓXIMOS EVENTOS 

18 abril – São Lourenço do Sul (RS) 

14 horas, Comunidade São João de Campos Quevedos 

19 abril – Canguçu (RS) 

14 horas, AABB – Rua 25 de Julho, 40, Bairro Uruguai 

25 abril – Itaiópolis (SC) 

14 horas, Salão da Matriz – Nossa Senhora da Medalha Milagrosa 

SAIBA MAIS – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Com a validação do Ministério do Trabalho, construída por meio do engajamento ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional, o inovador método do Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia educação profissional e renda. Desde que foi implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já abrangeu 15 municípios gaúchos, totalizando 40 turmas e 741 jovens aprendizes rurais certificados. 

Fotos: Rodrigo Assmann

Contato com a imprensa:

Loader