Voltar

Instituto Crescer Legal promove formação para a equipe

14.02.2023

Fevereiro 2023 – As equipes pedagógica e administrativa do Instituto Crescer Legal estão intensificando os preparativos para o começo das atividades das novas turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, com início agendado para o dia 01 de março. Para isso, estão sendo realizados encontros que envolvem atividades vivenciais e planejamento das oficinas, além de abordagens relacionadas a competências comportamentais, profissionais, motivacionais e relacionais. O investimento constante em formações para a equipe visa fortalecer a metodologia de aprendizagem do Instituto, que vem sendo formulada e aprimorada ao longo dos anos e já é referência como educação empreendedora e emancipadora ao promover o protagonismo dos jovens aprendizes.

Em janeiro e fevereiro, foram realizadas ações dentro da proposta de formação com reuniões virtuais sobre pautas pedagógicas entre a coordenação e os educadores. Além disso, duas semanas alternadas de encontros presenciais na sede do Instituto Crescer Legal em Santa Cruz do Sul (RS) contemplaram o planejamento das atividades do curso, encontro com o presidente do Instituto, Iro Schünke, e com o diretor, Sergio Rauber, e o treinamento das equipes para a fase final da implantação do sistema de gestão educacional, que está otimizando os processos de trabalho e de gestão de dados da instituição.

Ainda no mês de fevereiro, o Instituto está intermediando os procedimentos de contratação dos jovens matriculados para 2023 como aprendizes junto às empresas associadas e apoiadoras. A equipe ainda irá realizar visitas às escolas sede para alinhamento com os parceiros, organização dos materiais pedagógicos, das salas e dos equipamentos.

A gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, explica que o planejamento das atividades é feito conjuntamente por toda a equipe. ” Os momentos de formação em equipe são essenciais para desenvolver habilidades, compartilhar e aprimorar conhecimentos, garantindo assim uma atuação cada vez mais eficaz e impactante na promoção de mudanças positivas nas vidas de nossos jovens”, comenta. Ela lembra também que a capacitação da equipe é um investimento permanente, pois a formação contínua contribui para gerar os resultados que o Instituto vem obtendo.

SALA DE AULA INVERTIDA – O Instituto também está proporcionando aos educadores um curso on-line, realizado pela da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, para o conhecimento da metodologia que inverte a lógica das aulas e coloca o discente como protagonista do seu processo de aprendizagem. O estudante se apropria da parte teórica de forma autônoma e, com o auxílio do educador em sala de aula, prioriza práticas, análises de problemas e esclarecimento de dúvidas. Os educadores iniciarão o curso “Sala de Aula Invertida” a partir da segunda quinzena de fevereiro.

AS TURMAS de 2023 – Serão sete turmas do Programa de Aprendizagem do Instituto Crescer Legal em 2023, sendo seis no Rio Grande do Sul e a primeira turma em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, no município de Agudo, o curso será oferecido na Escola Municipal de Ensino Fundamental 7 de Setembro, localizada em Picada do Rio; em Canguçu, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, na região de Coxilha dos Piegas; em Novo Cabrais, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Teodoro Streck, de Rincão Bonito; em Progresso, será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Gonzaga, na região de Campo Branco; em Rio Pardo, no Centro Vocacional e Tecnológico de Rincão Del Rey; e em São Lourenço do Sul, na Escola de Ensino Fundamental Martinho Lutero, localizada na região de Santa Augusta. Já em Santa Catarina, o curso será oferecido no prédio do CEJA/NAES, no centro da cidade.

Contato com a imprensa:

Loader