Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação

Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação

Para compartilhar com profissionais da educação caminhos para desenvolverem atividades que despertem o empreendedorismo, o Instituto Crescer Legal realiza, desde 2020, o Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, em parceria com o município de Canguçu, no Sul no Rio Grande do Sul. A iniciativa consiste em compartilhar ferramentas metodológicas testadas e aprovadas pela equipe pedagógica do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Durante os encontros, os participantes debatem sobre autoconhecimento, empatia e comunicação, tecnologia, inovação, observação e organização. Além disso, durante todo o período de formação, os professores contam com a assessoria remota do educador de referência do programa, Adriano Emmel, viabilizando o planejamento e execução de vivências práticas do empreendedorismo na educação em suas escolas.

2022

Até o mês de novembro, 15 professores de 15 escolas rurais de Canguçu participam da iniciativa. Serão, ao todo, seis encontros presenciais realizados na Associação Educacional Cultural Canguçuense. A edição de 2022, conta também com a visitação de representantes da instituição aos estabelecimentos de ensino integrantes do programa.

2021

Entre março e novembro de 2021, mais 15 professores de 11 escolas do meio rural participaram do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação. Foram mais de 80 horas de formação, abordando temas como a inteligência emocional, o planejamento estratégico e a inovação. No encerramento do curso, uma mostra de boas práticas reuniu exemplos da aplicação prática das ideias empreendedoras na educação.

2020

O piloto, apesar de implementado em um cenário condicionado pela pandemia, teve a adesão de 14 professores de nove escolas do campo e mostrou-se um sucesso. Com carga horária de 40 horas, aconteceu de forma remota, nos meses de julho a dezembro. Um seminário online marcou o encerramento, com a participação dos professores, diretores de escolas e parceiros do programa.

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