Voltar

Iro Schünke recebe distinção de Cidadão Benemérito de Candelária

29.11.2022

Novembro 2022 – O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Candelária (RS). A distinção, proposta pelo vereador Rui Leopoldo Beise, foi entregue durante sessão solene realizada na noite desta segunda-feira, 28 de novembro, no Salão Plenário da Câmara de Vereadores. Familiares, amigos, colegas de profissão e representantes de entidades sindicais e de associações acompanharam a solenidade presidida pelo vereador Alan Patrick Wagner. 

Ao entregar o título, o vereador Rui Beise lembrou de outras distinções que Schünke recebeu, como o de Cidadão Santa-cruzense, em 2017, e, mais recentemente, o Troféu Guri, durante a Expointer. “São títulos que engrandecem Candelária e ficamos muito orgulhosos por representar tão bem o nosso município mundo afora. É gratificante ter uma pessoa do seu quilate defendendo o setor do tabaco, essa importante cadeia produtiva, geradora de renda e emprego, e nos honra que a iniciativa do Instituto Crescer Legal, um trabalho exemplar em prol da juventude rural, tenha tido seu pontapé inicial em nosso município”, destacou Beise. 

O prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger, também deixou sua mensagem. “Muitas homenagens já foram rendidas neste local, mas essa talvez seja a mais importante delas. Tenho grande admiração por esse amigo que ganhou o mundo, mas que não perdeu a humildade nem suas origens”, apontou o prefeito. Já o vereador Celso André Gehres, avaliou que honrarias não são concedidas por acaso. “Tive a oportunidade de participar do lançamento do Instituto Crescer Legal e percebi sua alegria e dedicação em levar conhecimento aos jovens agrícolas de nossa região. Esse é um reconhecimento e um agradecimento do povo candelariense”, frisou. 

Natural de Candelária, Schünke se mudou para Santa Cruz do Sul em meados dos anos 70. Ele falou um pouco sobre sua trajetória profissional e emocionou-se ao falar da família. “Fui muito bem acolhido por Santa Cruz do Sul, mas em Candelária tenho algumas das memórias afetivas mais importantes da minha vida. Foi aqui, em uma pequena propriedade, onde aprendi com meus pais valores importantes como respeito e honestidade. A família será sempre um porto seguro em minha vida”, observou. Schünke também falou da importância dos colegas de trabalho para a sua vida. “Essa é uma homenagem coletiva. O meu sucesso é também o reconhecimento daqueles que fazem parte da minha jornada. E tenho certeza que a caminhada segue em evolução”. Schünke destacou ainda sobre sua jornada no setor do tabaco. “O tabaco faz parte da minha vida e do meu DNA. Pude acompanhar todo o crescimento desse setor e também os seus desafios ao longo dos anos. Isso certamente me capacitou a representa-lo e é uma missão que seguirei cumprindo”, frisou. 

TRAJETÓRIA – Nascido em Candelária (RS), o presidente do SindiTabaco formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM / RS). Sua trajetória profissional começou na Emater, em 1975. Com mais de 45 anos de experiência no segmento do tabaco, iniciou na empresa Fumossul Ltda., ainda em 1975, em Venâncio Aires e, em 1980, ingressou na Meridional de Tabacos, em Santa Cruz do Sul, onde atuou como Engenheiro Agrônomo, Gerente de Produção e, a partir de 2000, como Diretor de Produção. A fusão da Meridional de Tabacos e a Dimon deu origem a Alliance One, onde atuou como Superintendente de Produção, em 2005. Durante todo este período, viajou por vários países produtores de tabaco. Por mais de uma década, ocupou o cargo de Vice-Presidente de Produção do Sindifumo, agora conhecido como SindiTabaco, onde atua como presidente desde 2006. Desde 2008 é Diretor da FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Em 2015 assumiu, também, como diretor-presidente do Instituto Crescer Legal. 

Fotos: Divulgação 

Contato com a imprensa:

Loader