Voltar

Jovens aprendizes de Passo do Sobrado de braços abertos para o empreendedorismo

20.04.2022

Instituto Crescer Legal apresentou nesta terça-feira, 19 de abril, os 23 adolescentes que participam do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Nesta quarta-feira, 20, evento será com a turma de Rio Pardo. 

Abril 2022 – Já despertos para a oportunidade que têm em mãos, os 23 adolescentes de Passo do Sobrado selecionados para integrarem a turma de aprendizes do Instituto Crescer Legal de 2022 foram apresentados nesta terça-feira, 19 de abril. O evento foi realizado no ginásio junto à Secretaria Municipal de Educação e reuniu autoridades, representantes de entidades, comunidade escolar, familiares e parceiros do Programa de Aprendizagem Profissional Rural.  

Em Passo do Sobrado, 23 adolescentes foram contratados como jovens aprendizes e recebem salário proporcional a 20 horas semanais. O grande diferencial: ao invés de trabalharem nas empresas, eles participam do curso de gestão rural e empreendedorismo no contraturno escolar, com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo educador Luis Augusto Bohnenberger. 

“Inovamos ao oportunizar um curso voltado à realidade do campo e, ao mesmo tempo, uma fonte de renda para esses jovens, estimulando-os a ficar longe de trabalhos impróprios para a idade. Mas mais do que isso, sabemos que estamos mudando vidas e isso, sim, é muito gratificante. Os adolescentes são o nosso futuro. E o futuro precisa saber que é possível sonhar, traçar projetos de vida. E o sonho do Instituto é um só: mudar o mundo pela oportunidade e pela aprendizagem”, destacou o presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke.  

Schünke também agradeceu as parcerias firmadas para a realização das atividades. “Sem essas parcerias teríamos muito mais dificuldades. Aqui, em Passo do Sobrado, já estamos na quarta turma e sabemos do envolvimento necessário de todos para o curso funcionar”, ressaltou. Para os jovens, Schünke deu duas dicas: “Sempre levante de bom-humor e arrume a sua cama. Alegria e disciplina sempre fazem diferença”, descontraiu. 

A formação realizada pelo Instituto é voltada especialmente para filhos de produtores e trabalhadores rurais na cultura do tabaco. Em Passo do Sobrado, as atividades do Instituto são realizadas em sala cedida pela Secretaria Municipal de Educação. A prefeitura também auxilia com a alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes que acontece desde o dia 03 de março. 

O prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, falou da satisfação de sediar a quarta turma do Instituto Crescer Legal em Passo do Sobrado. “O Instituto vem fazendo um trabalho sempre muito comprometido, a muitas mãos. E o que temos percebido é que a agricultura passou a ser mais valorizada e os aspectos positivos do dia a dia na propriedade passam a estar mais presentes, além de valores como responsabilidade, comprometimento, conhecimento. Todos esses valores vão servir para a construção de um futuro melhor. Além disso, o programa possibilita um contrato de trabalho que também é importante para a vida profissional desses jovens. É uma oportunidade que muitos gostariam de ter e temos que agradecer a quem faz esse trabalho possível. Tenho certeza que fará toda a diferença na vida desses jovens”, comentou Thiesen. 

Aprendizes da turma de Passo do Sobrado 

Ana Laura de Brito 

Camila Eduarda Massmann 

Cauany Vitória Santelmo Silva 

Daniel Joaquim dos Santos 

Danielle Pedroso da Luz 

Diego Overbeck Santelmo  

Eduardo José Funk 

Erik Filipe Pedroso da Luz 

Évilin Filipe 

Glória Raissa Lopes Machado 

Gustavo Luiz Hentschke Camara 

Gustavo da Silva 

Iasmyn Vitória Haas 

Julia Grasiela Espindola Lopes 

Luana da Fontoura Lopes 

Lucas Arthur Silveira 

Luiz Henrique Borba Hoffmann 

Maria Eduarda Assis da Costa 

Nátali Lúcia de Souza 

Stéfani Fischer Nascimento 

Tales Nascimento dos Santos 

Tamiris Nunes de Vargas 

Vitória Caroline da Silva Schimuneck 

PRÓXIMO EVENTOS – Nesta quarta-feira, 20 de abril, o Instituto promove evento em Rio Pardo. No início de maio, os encontros acontecem em Cerro Branco, Paraíso do Sul e Progresso, conforme programação abaixo. 

Data Município (RS) Horário Local 
20 abril Rio Pardo 14 horas Auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), junto ao parque da Expoagro Afubra, Rincão Del Rey. 
04 maio Cerro Branco 9 horas Escola Municipal Augusto Schulz – Arroio Bonito 
04 maio Paraíso do Sul 14 horas Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigues Alves – Rincão da Boa Vista 
05 maio Progresso 14 horas Comunidade São Pedro de Campo Branco 

SOBRE O INSITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas no Brasil, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 2015 com o objetivo de gerar novas oportunidades aos jovens do campo e combater o trabalho infantil. Desde 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já certificou 596 jovens rurais de 33 turmas em 11 municípios do Rio Grande do Sul e conta com dois reconhecimentos nacionais pela inovação e pioneirismo do seu curso voltado à gestão rural e ao empreendedorismo. Saiba mais: www.crescerlegal.com.br 

Contato com a imprensa:

Loader