Voltar

Novas vozes do campo prontas para serem ouvidas

10.10.2023

Outubro 2023 – Nove egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, com idades entre 16 e 18 anos, participaram da gravação dos boletins da sétima edição do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. A produção ocorreu no estúdio do curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) nesta terça-feira, 10 de outubro. 

Em 2023, participam da iniciativa meninas oriundas de sete municípios do Rio Grande do Sul: Passo do Sobrado, Herveiras, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Pardo, Cerro Branco e Progresso. Desde agosto, elas participam de três encontros semanais em formato híbrido com a orientação de profissionais do Instituto e dos cursos de comunicação da UNISC. Nos outros dias da semana, realizaram pesquisas e entrevistas e elaboraram os roteiros dos programas gravados hoje no laboratório de rádio da Universidade. Este é o primeiro encontro presencial do grupo. 

“Temos certeza que o resultado da integração, das pesquisas e das reflexões profundas realizadas pelas meninas poderá ser percebido na qualidade dos materiais que serão apresentados nas próximas semanas para a comunidade”, pontua a gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf.  

Depois da gravação, os roteiros serão agora editados e veiculados em programações de rádio de entidades parceiras do Instituto como a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Sindicatos representativos dos produtores rurais. Também serão disponibilizados para download no site da instituição e posteriormente disseminados em agência de notícias de rádio por meio de parceria com o SindiTabaco. Este ano, as jovens definiram quatro temas para a produção dos boletins: Escola: dimensões do cuidarMarcha das MargaridasMulheres transformadoras; e Assédio feminino

PARTICIPANTES 2023  

Ana Caroline Rediske, de Cerro Branco 

Camila Eduarda Massmann, de Passo do Sobrado 

Daniela Cristina Schererifert, de Herveiras 

Évilin Filipe, de Passo do Sobrado 

Lara da Silva Retzlaff, de Canguçu 

Maria Eduarda da Silva, de Progresso 

Marina Knabach Voigt, de Canguçu 

Raiane Vitória de Oliveira, de São Lourenço do Sul 

Tamires Pires de Assis, de Rio Pardo  

SOBRE O NÓS POR ELAS – Olhar para um mundo com mais respeito à diversidade de gênero é um dos objetivos do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. O projeto busca valorizar e desenvolver jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, promovendo a reflexão sobre a questão de gênero, além da troca de experiências, capacitando-as na área de comunicação, como multiplicadoras de conhecimento adquirido para outros jovens do meio rural e para a comunidade. Em seis edições, 43 jovens já foram preparadas para serem multiplicadoras de temas sensíveis à realidade feminina no campo.  

Ouça aqui os 23 boletins produzidos pelas novas vozes do campo nas últimas edições. 

Fotos: Junio Nunes

Contato com a imprensa:

AND,ALL

Loader