Voltar

PRIMEIRO SALÁRIO: Instituto Crescer Legal entrega crachá para mais 167 jovens aprendizes rurais de 2024

27.03.2024

Jovens gaúchos, catarinenses e paranaenses entre 14 e 18 anos participam de eventos em suas respectivas comunidades para marcar o início do curso de empreendedorismo e gestão rural.

Março 2024 – O mês de abril marca os nove anos da fundação do Instituto Crescer Legal e a entidade vai celebrar da melhor forma: apresentando os jovens aprendizes rurais que participam em 2024 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. A entrega do crachá de jovem aprendiz será realizada em cada um dos sete municípios onde 167 jovens participam durante todo o ano do curso de gestão rural e empreendedorismo. 

Segundo Iro Schünke, diretor presidente do Instituto, é um momento para levar uma mensagem de motivação aos participantes. “Esses eventos já se tornaram parte do calendário do Instituto. É a forma que encontramos para reunir as pessoas que fazem parte da iniciativa e mostrar aos jovens que estamos unidos em torno do mesmo propósito: levar uma oportunidade de qualificação, algo que ainda é muito escasso no campo”, comenta. 

O momento é também de expansão de território com a chegada do Instituto no Paraná. Em 2024, as novas turmas abrangem os municípios gaúchos de Agudo, Gramado Xavier, Novo Cabrais, São Lourenço do Sul e Vera Cruz, além de Itaiópolis, em Santa Catarina, e, a primeira turma no Paraná, em São João do Triunfo. Nestes locais, o Instituto conta com a parceria do executivo municipal, por meio das Secretarias de Educação, que oferece o espaço para a realização das atividades, alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes nas comunidades onde vivem.

SOBRE O PROGRAMA – Com um formato inovador na aplicação da Lei da Aprendizagem e a validação do Ministério do Trabalho, o Instituto Crescer Legal utiliza cotas de suas empresas associadas e apoiadoras, todas indústrias do setor do tabaco, para contratar adolescentes que não vão trabalhar nas empresas, mas permanecem em suas comunidades e, no contraturno escolar, participam do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo. Com um total de 800 horas remuneradas (20 horas semanais), o curso iniciou em março e segue até o mês de dezembro com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

04 ABRIL

9 horas: Agudo (RS), EMEF 7 de Setembro – Picada do Rio

14h30: Novo Cabrais (RS), EMEF Teófilo Teodoro Streck – Rincão Bonito

09 ABRIL

13h30: São João do Triunfo (PR), Salão de Festas de Mari Gadens – Estrada do Faxinal, s/nº

10 ABRIL

13h30: Itaiópolis (SC), Salão da Matriz Nossa Senhora da Medalha Milagrosa – Av. Getúlio Vargas, 36, Centro

16 ABRIL

9 horas: Gramado Xavier (RS), Salão da Comunidade São Francisco de Salles – Pinhal São Francisco

14h30min: Vera Cruz (RS), Ginásio da Escola Municipal Jacob Blész – Linha Henrique D’Ávila

18 ABRIL

13h30min: São Lourenço do Sul (RS), Comunidade São João de Campos Quevedos

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015 com o objetivo de levar oportunidades de qualificação aos adolescentes do meio rural, sendo mais um instrumento do setor do tabaco no combate ao trabalho infantil. Desde que começou a ser implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já certificou quase 900 adolescentes de regiões produtoras de tabaco, de 17 municípios gaúchos e um em Santa Catarina. Em 2024, amplia sua abrangência também para o Paraná. Além do Programa de Aprendizagem, o Instituto conta com três outras iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos; o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo; e o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação.  

Saiba mais em www.crescerlegal.com.br

Contato com a imprensa:

AND,ALL

Loader