Logo

Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo

Sobre o Programa

Abordar questões de gênero no meio rural e promover maior conscientização sobre o papel das mulheres são objetivos centrais do Programa Nós Por Elas – A voz feminina do campo, uma parceria entre o Instituto Crescer Legal e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O programa capacita egressas do Programa de Aprendizagem, com foco especial na área de comunicação, preparando-as para se tornarem multiplicadoras de reflexões e de conhecimento para jovens rurais e a comunidade em geral, por meio de programas de rádio.

2023

Nove egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, com idades entre 16 e 18 anos, participaram da sétima edição do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. Em formato híbrido, a edição de 2023 reuniu meninas oriundas de sete municípios do Rio Grande do Sul: Passo do Sobrado, Herveiras, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Pardo, Cerro Branco e Progresso. Confira os boletins produzidos com o apoio de profissionais do curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

2022

A sexta edição do Nós por Elas foi realizada no formato híbrido e reuniu sete egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural de três diferentes regiões do Rio Grande do Sul: Passo do Sobrado, Herveiras e Canguçu.

 

Entre agosto e outubro, elas definiram temáticas que embasaram entrevistas e pesquisas nas comunidades em que vivem, culminando em roteiros elaborados com o apoio de profissionais da área de comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), parceira da iniciativa.

2021

Na quinta edição, o Nós por Elas voltou a ser presencial, com parte das atividades relizadas na estrutura do curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e parte nas comunidades das egressas participantes.

O resultado dos estudos e pesquisas foi a elaboração e gravação de boletins sobre três temáticas: a mulher nos espaços de decisão, violência psicológica contra a mulher e a mulher e o envelhecimento. As participantes são dos municípios gaúchos de Sinimbu, Vale do Sol, Passo do Sobrado e Vera Cruz.

2020

Seis egressas do Instituto Crescer Legal, com idades entre 18 a 21 anos, aceitaram o desafio de participar, de forma voluntária, da edição especial do Nós por Elas – A voz feminina do campo.

Realizado em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o programa aborda temas relacionados à sororidade, autocuidado feminino e aprendizado com a pandemia.

2019

A terceira turma do Programa Nós por Elas foi composta por oito meninas de 16 a 19 anos, egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. As jovens bolsistas, oriundas de Boqueirão do Leão, Vale do Sol, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul, iniciaram as atividades em agosto de 2019 nas instalações do curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Foram, ao todo, 256 horas de atividades, que resultaram em boletins de rádio sobre temas como empreendedorismo feminino, autonomia, educação e liderança.

2018

Na segunda turma do Programa Nós por Elas, cinco meninas de Vale do Sol, Vera Cruz e Venâncio Aires, de 17 a 19 anos, egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, participaram das atividades entre setembro e novembro de 2018.

Ocorridas nas instalações do curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sob coordenação da equipe pedagógica do Instituto Crescer Legal, elas pesquisam sobre temas referentes à condição feminina e à juventude rural e, com apoio dos professores e funcionários da universidade, produziram e gravaram boletins de rádio, que são veiculados em mídias sociais e em programas de entidades parceiras do Instituto Crescer Legal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2017

Entre setembro e novembro de 2017, a primeira turma do projeto teve a participação de 13 jovens bolsistas de Vera Cruz (RS) e Candelária (RS), egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, com idade entre 16 e 19 anos, e contou com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vera Cruz (RS) e dos cursos de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Foram produzidos seis roteiros para programas de rádio, cada um em versões de 3 e 10 minutos. Os programas, que tiveram como tema o papel da mulher na sociedade, a violência contra a mulher e o trabalho infantil, foram inseridos em rádios da região, com apoio de parceiros do projeto, na Internet e também via agência de notícias de rádio.