Voltar

Recesso escolar é sinônimo de aprendizagem no Instituto Crescer Legal

04.08.2023

Agosto 2023 – O Instituto Crescer Legal desenvolveu, com os 160 jovens aprendizes que participam do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, atividades especiais no período de recesso escolar. No último mês, os adolescentes puderam ampliar conhecimentos, reconhecer oportunidades dentro da propriedade, estreitar os laços com a família e com parceiros locais por meio das atividades elaboradas pelos educadores com o objetivo de promover o aprendizado e estimular o protagonismo. 

Os jovens de Itaiópolis, em Santa Catarina, participaram do 13º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Já as turmas de Agudo, Novo Cabrais e Progresso, no Rio Grande do Sul, visitaram o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC, em Porto Alegre. A atividade também foi realizada pelos aprendizes de Canguçu, Rio Pardo e São Lourenço do Sul antes do recesso.  

Eles também desenvolveram atividades que estimularam o conhecimento sobre cadeias produtivas, com pesquisa sobre diferentes culturas, como da uva, do milho, do leite, entre outras, e refletiram, junto com a família, possibilidades de diversificação da propriedade. Outra atividade oportunizou um momento de aproximação maior com os avós. “Para o dia 26 de julho, Dia dos Avós, os educadores prepararam uma atividade especial, de conscientização sobre a importância do papel deles dentro da família, criando uma atividade para desenvolver junto aos avós na propriedade”, destaca Taciane Velazquez, orientadora pedagógica.   

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal já é reconhecido nacional e internacionalmente pela inovação e pioneirismo em oferecer oportunidades para os jovens rurais. O Programa de Aprendizagem Profissional Rural aplica a Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo. Com a validação do Ministério do Trabalho, já beneficiou 741 jovens rurais do Rio Grande do Sul desde 2016. Atualmente envolve 160 adolescentes gaúchos e catarinenses que são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal.  

 Fotos: Divulgação

Contato com a imprensa:

AND,ALL

Loader