Voltar

Visitas pedagógicas: experiências transformadoras para os jovens rurais

23.11.2023

Novembro de 2023 – O Instituto Crescer Legal desenvolveu, com os cerca de 160 jovens aprendizes que participam do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, diversas saídas pedagógicas durante o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural. Os adolescentes, das sete turmas, tiveram a oportunidade de reconhecer os seus territórios e suas comunidades durante o ano de 2023. O objetivo do Instituto é promover o aprendizado e estimular o protagonismo dos jovens aprendizes. 

As saídas pedagógicas contribuem com o futuro dos jovens ao ampliar os conhecimentos e os horizontes. Os aprendizes das sete turmas sediadas em Itaiópolis (SC) e nos municípios gaúchos de Agudo, Canguçu, Novo Cabrais, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul puderam conhecer unidades de produção familiar diversificadas nas suas comunidades e na região, inclusive algumas que são geridas pelas famílias de egressos do próprio curso.  

“Para os jovens é muito importante sair da propriedade e reconhecer as potencialidades da sua comunidade. Temos um grande propósito de ampliar os conhecimentos dos adolescentes que participam do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, queremos transformar vidas e valorizar as regiões em que temos atuação”, afirma Taciane Velazquez, orientadora pedagógica do Instituto Crescer Legal. 

Dentre as visitas realizadas, algumas se destacaram ao contribuir positivamente para os conhecimentos na área de tecnologias e inovações para a agricultura e pecuária dos municípios como, por exemplo, o dia de campo na Embrapa Cascata, em Pelotas/RS, com a participação das turmas de Canguçu e São Lourenço do Sul; a visita da turma de Itaiópolis à Feira Agropecuária TransformaAgro, em Ponta Grossa/PR e à agroindústria de maçãs – empresa Fischer em Videira/SC; os aprendizes de Rio Pardo acompanharam um dia de campo na cooperativa de grãos Cotrijal; os jovens da turma de Progresso tiveram a oportunidade de vivenciar tecnologias de produção em Sistemas Agroflorestais no Sítio Origens; os aprendizes da turma de Agudo que visitaram a cooperativa Arroz Jacuí, além de, juntamente com a turma de Novo Cabrais, tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas de empreendedorismo e de organização da Quarta Colônia/RS.   

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal já é reconhecido nacional e internacionalmente pela inovação e pioneirismo em oferecer oportunidades para os jovens rurais. O Programa de Aprendizagem Profissional Rural aplica a Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo. Com a validação do Ministério do Trabalho, já beneficiou 741 jovens rurais do Rio Grande do Sul desde 2016. Atualmente envolve quase 160 adolescentes gaúchos e catarinenses que são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal, mas não realizam nenhuma atividade nas empresas. Sua formação teórica e prática acontece no ambiente do curso de aprendizagem.  

 Fotos disponíveis para DOWNLOAD

Crédito: Divulgação

Contato com a imprensa:

Loader