Na causa dos jovens rurais

13/03/2023

“Ao me tornar aprendiz do Instituto Crescer Legal, percebi a importância do jovem no meio rural, me tornei mais comunicativa, meu relacionamento com a família e com a comunidade melhorou e vi a relevância dos vínculos que se constrói. Tudo isso me levou a fazer parcerias incríveis que quero levar para a vida toda e uma delas é com o STR, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. No curso de empreendedorismo e gestão, estudamos sobre políticas públicas e isso nos aproximou do STR e fomos convidados para um evento sobre juventude rural, quando começamos a construir a comissão de jovens do sindicato de Rio Pardo. Então, desde julho de 2022 passei a fazer parte do movimento para lutar por mais oportunidades.

Queremos trabalhar para termos um meio rural melhor do que já é, pois acredito que existem diversas possibilidades no campo. Há um ditado que diz que ‘quem olha para fora sonha, quem olha para dentro, desperta’. Por isso, nós jovens, precisamos olhar para dentro para identificar o que realmente queremos fazer. E quem quer ficar no campo tem oportunidades, mas poderia ter mais se houvessem mais políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e à sucessão rural. Na comissão, já planejamos uma agenda de atividades que queremos fazer durante este ano e uma das metas é agregar mais jovens. Para isso, planejo buscar mais aprendizes da turma deste ano do Crescer Legal de Rio Pardo.

Aliás, ter sido jovem aprendiz foi um presente para mim com uma surpresa feliz a cada dia. Eu achava que o curso seria parecido com uma escola agrícola, mas foi totalmente diferente. As dinâmicas mexeram comigo de uma forma que passei a ser mais ágil, pensar mais rápido, trabalhar em equipe e saber lidar com perguntas, opiniões e respostas diferentes. Percebi que a gente sempre deve ganhar as coisas por merecer e que devemos seguir regras. Na nossa vida, algumas flores têm espinhos e precisamos aprender a lidar com isso. Além de tudo, o curso me permitiu conhecer histórias de vida e aprendi que desistir nunca é a solução.”

Eduarda Moraes, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Rio Pardo (RS).

Voltar

Últimas Histórias

09/07/2024
Atuação humanitária

“Moramos alguns anos em Agudo e o Rio Grande do Sul tem meu coração, pois foi o lugar onde deixei de ser criança e amadureci. Mas, depois do falecimento do meu padrasto e de terminar o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, eu e minha mãe voltamos para Florianópolis, onde vivem nossos familiares [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
Experiência inovadora

“Minha experiência junto ao Instituto Crescer Legal está sendo inovadora, fugindo do que era minha atuação profissional como assistente social. O convívio com os aprendizes e a identificação com suas realidades têm sido inspiradores [...]"

LEIA MAIS
09/07/2024
No local e no global

“Mesmo vivendo no interior de São Lourenço do Sul, trabalho como suporte de TI para uma multinacional e diariamente atendo clientes na Alemanha. Minha trajetória até a atuação profissional internacional foi baseada no estudo formal na escola e universidade e na valorização da cultura do nosso interior[...]"

LEIA MAIS