“Nas experiências que o Crescer Legal me proporcionou, tanto no curso de aprendizagem como no Programa Nós por Elas, aprendi que é preciso valorizar a presença feminina no campo. Percebi que a mulher rural tem muito serviço, cuidando da casa e da família e ainda trabalhando no campo, e me dei conta da dimensão da importância das mulheres e da força que temos. Especialmente a experiência no Nós por Elas foi maravilhosa, pois conversamos muito sobre pautas relacionadas à condição da mulher, inclusive agressão física e o excesso de trabalho a que as mulheres são submetidas. O Nós por Elas mudou muito a minha percepção de vida porque muitos dos temas abordados nos encontros foram novidades para mim e nunca ninguém tinha me falado a respeito.
E o curso como aprendiz, em 2022, foi igualmente bom porque tivemos um ano inteiro para discutir e valorizar o meio ambiente rural, principalmente a água. O que foi mais significativo para mim foi o fato de a gente ter tido muitas palestras sobre o agro e falando sobre a valorização do campo e das mulheres rurais. Gosto muito de morar no campo, mas os recursos são muito limitados em alguns lugares do interior, o que não é o caso da minha localidade, onde tem tudo o que a gente precisa.”
Lara da Silva Retzlaff, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Canguçu (RS) e participante do Programa Nós por Elas em 2023.