Autógrafo em livro
Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).
“Com a certeza de que é possível prosperar no agro, faço planos de construir minha vida com base na atividade rural. Acho que o setor rural seguirá sendo fundamental daqui a 10, 20 anos e muito mais tempo, pois o agro é tudo. Atualmente estou no terceiro ano do ensino médio e pretendo seguir estudando, possivelmente em uma faculdade ligada ao ramo da agricultura.[…]”
Fábio de Bastos Bastos
@fabio_bastos9
O agro é tudo
“Com a certeza de que é possível prosperar no agro, faço planos de construir minha vida com base na atividade rural. Acho que o setor rural seguirá sendo fundamental daqui a 10, 20 anos e muito mais tempo, pois o agro é tudo. Atualmente estou no terceiro ano do ensino médio e pretendo seguir estudando, possivelmente em uma faculdade ligada ao ramo da agricultura.
Sempre gostei do campo e vejo no meio rural um grande potencial. E algo que abriu ainda mais esse caminho foi a entrada para o curso do Instituto Crescer Legal, despertando em mim a vontade de obter mais conhecimentos e me mostrando coisas que eu ainda não conhecia sobre o agro. No curso de Empreendedorismo e Gestão, adquiri diversos aprendizados, como, por exemplo, a importância da agricultura familiar para o mundo e principalmente a valorização do meio rural.
Foi como aprendiz do Crescer Legal que elaborei o projeto de diversificação para a minha família, atualmente produtora de melancias. Projetei a produção de hortaliças orgânicas, plano que já está em execução, com o cercamento do local e a instalação do sistema de irrigação. A ideia é que o projeto das hortaliças entre em produção efetiva ainda neste ano. Como não tivemos nenhum tipo de incentivo financeiro, a colocação em prática ficou mais difícil e demorada. Porém, estamos nos esforçando para que logo tenhamos mais uma fonte de renda.”
Fábio de Bastos Bastos, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Rio Pardo (RS).