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Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação

Sobre o Programa

Por acreditar que conhecimento deve ser compartilhado e que os professores são fundamentais para promover o aprendizado, o Instituto Crescer Legal desenvolve o Programa Boas Práticas. Destinado a professores de escolas do meio rural, tem o objetivo de multiplicar ferramentas metodológicas inovadoras testadas e aprovadas pela equipe pedagógica do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, com temas como autoconhecimento, empatia e comunicação, tecnologia, inovação, observação e organização. Além disso, durante todo o período de formação, os professores contam com a assessoria remota de educadores de referência do Instituto que viabilizaram o planejamento e execução de vivências práticas do empreendedorismo na educação em suas escolas. As melhores práticas são compartilhadas pelos professores na Mostra de Boas Práticas Pedagógicas.

2023

A quarta edição do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação envolveu 22 professores, de 12 escolas rurais, nos municípios gaúchos de Rio Pardo e Lourenço do Sul. Em seis encontros presenciais realizados entre abril e dezembro de 2023, os participantes trabalharam temas como autoconhecimento, empatia e comunicação, tecnologia, inovação, observação e organização.

2022

Até o mês de novembro, 15 professores de 15 escolas rurais de Canguçu participam da iniciativa. Serão, ao todo, seis encontros presenciais realizados na Associação Educacional Cultural Canguçuense.

A edição de 2022, conta também com a visitação de representantes da instituição aos estabelecimentos de ensino integrantes do programa.

2021

Entre março e novembro de 2021, mais 15 professores de 11 escolas do meio rural participaram do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação.

Foram mais de 80 horas de formação, abordando temas como a inteligência emocional, o planejamento estratégico e a inovação. No encerramento do curso, uma mostra de boas práticas reuniu exemplos da aplicação prática das ideias empreendedoras na educação.

2020

O piloto, apesar de implementado em um cenário condicionado pela pandemia, teve a adesão de 14 professores de nove escolas do campo e mostrou-se um sucesso.

Com carga horária de 40 horas, aconteceu de forma remota, nos meses de julho a dezembro. Um seminário online marcou o encerramento, com a participação dos professores, diretores de escolas e parceiros do programa.