Logo

Histórias

Amadurecimento e desenvolvimento

“Como pai e produtor rural, sempre apoiei meus filhos para que façam suas próprias escolhas e tenham sucesso. Quando surgiu a oportunidade de ser aprendiz do Instituto Crescer Legal, incentivamos o mais novo dos meus três filhos a fazer o curso e ele acabou tendo a sorte de participar por dois anos[…]”

06 de Agosto de 2024

Imagem destacada na postagem

Pai Elton Werner

 

Amadurecimento e desenvolvimento

“Como pai e produtor rural, sempre apoiei meus filhos para que façam suas próprias escolhas e tenham sucesso. Quando surgiu a oportunidade de ser aprendiz do Instituto Crescer Legal, incentivamos o mais novo dos meus três filhos a fazer o curso e ele acabou tendo a sorte de participar por dois anos, pois chegou a pandemia e o contrato foi estendido. O que mais nos deixa satisfeitos é que, junto com a aprendizagem sobre empreendedorismo e gestão rural, o Daniel teve grande desenvolvimento em relação ao amadurecimento emocional e comportamental. Ele tinha dificuldades de relacionamento e era tímido e, com os trabalhos em grupo, viagens de estudo e convivência com os colegas, aumentou bastante a socialização. 

 

Depois do curso, o Daniel conseguiu um trabalho como estagiário na prefeitura de Herveiras, na função de monitor escolar. E atualmente, com 18 anos, ele faz um curso Técnico em Informática na Universidade Santa Cruz do Sul, área que possivelmente irá trabalhar. Os aprendizados do curso do Crescer Legal foram importantes para a vida dele porque os trabalhos e atividades levavam a refletir sobre opções de futuro e como executar projetos de vida.

 

Para nossa propriedade, o curso também foi importante porque o Daniel trazia conhecimentos, especialmente relacionados aos aprendizados sobre meio ambiente, valorização da agricultura, futuro do agro e diversidade de atividades. Entre o começo e o final do curso, se pôde notar uma grande diferença no amadurecimento do Daniel, pois aprendeu muita coisa, fez amigos e começou a conversar mais em casa. Ele gostava muito do curso e sentiu falta quando terminou.”

 

Elton Werner, pai do egresso Daniel da Silveira Werner, da turma de 2020/2021 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, em Herveiras (RS). 

Mais Histórias

  • Imagem destacada na postagem

    Autógrafo em livro

    Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).

  • Imagem destacada na postagem

    Inovação e sustentabilidade

    As últimas estiagens castigaram bastante as plantações da nossa propriedade, que é bem diversificada, com tabaco, hortaliças, plantações de milho e frutas.

  • Imagem destacada na postagem

    Escola para jovens do campo

    Todas as escolas do campo deveriam ter currículo específico conforme a realidade rural da localidade, alinhado com os conteúdos essenciais da educação básica.

  • Imagem destacada na postagem

    Novos cultivos na terra

    Atualmente, nossa propriedade rural tem, entre as diversas culturas, a produção de morangos, pepinos e tomates.

  • Imagem destacada na postagem

    Arte e vida

    Faço planos de, após terminar o ensino médio, cursar faculdade de Design Gráfico e trabalhar na área de artes, especialmente desenho. Para isso, estou me esforçando para vencer os obstáculos.

  • Imagem destacada na postagem

    O futuro no agro

    Na metade deste ano comecei a cursar Agronomia ao mesmo tempo em que estou terminando o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal, que faço como jovem aprendiz.

  • Imagem destacada na postagem

    Aprendizados mais significativos

    O pleno desenvolvimento da juventude rural requer oportunidades de formação que integrem teoria e prática. Isso inclui acesso a cursos de capacitação, visitas a eventos agropecuários, e a promoção de projetos que incentivem a pesquisa e o protagonismo.

  • Imagem destacada na postagem

    Arte pela educação transformadora

    A escola ideal para crianças e jovens rurais deve ser um espaço aberto, inclusivo e dinâmico, onde novas ideias e propostas são constantemente discutidas e acolhidas.

  • Imagem destacada na postagem

    Novo olhar para o rural

    Sou professora no interior e percebo que há muito mais eficácia quando a escola é conectada com a realidade local, vincula práticas pedagógicas às habilidades, fomenta um novo olhar para o rural e demonstra a viabilidade econômica e social do meio em que os alunos estão inseridos.

  • Imagem destacada na postagem

    Cultivar sonhos

    Nasci em Vale do Sol/RS, um lugar onde a natureza e as pessoas se encontram de forma harmoniosa, onde cada curva do caminho conta uma história.