“Tenho a convicção de que estudar e me qualificar é o que permitirá abrir caminhos futuros. Já estou estudando em Pelotas/RS, no ensino médio, e faço planos futuros de vir a cursar Medicina, ter uma família bem estruturada e morar no sítio, pois sou apaixonada por animais e o interior é o lugar onde nasci. Esses projetos de seguir estudando para ampliar as oportunidades profissionais se tornaram mais consistentes durante o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal.
Sempre morei no interior de São Lourenço do Sul, porém, não tínhamos muitas oportunidades educacionais e ampliar a aprendizagem sempre foi meu foco. O Crescer Legal me encorajou a sair do meu mundinho cômodo porque fez com que ‘abríssemos’ a cabeça para o mundo. Quando surgiu a oportunidade de estudar em Pelotas, mais de 70 quilômetros longe de casa, eu me senti preparada e motivada para o desafio.
Considero o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo uma oportunidade de crescimento pessoal que tive. As atividades me fizeram perder a timidez, me incentivaram a pensar muito no que seguir e, dentro das ideias, o que seria viável. Também foram importantes os exercícios para entender a propriedade – que aliás também é minha -, o que trouxe meus pais e a propriedade para mais perto. Conheci muito mais do que já tínhamos e, me conhecendo melhor, também entendi que valores e princípios vão muito além de dinheiro.
As tardes do curso foram de experiências inexplicáveis e certamente inesquecíveis. Os momentos com os colegas e o educador Adriano Emmel eram ótimos, faziam com que tudo fosse mais leve. O Adriano sempre foi muito empático, sempre nos respeitou e fez o máximo para que estivéssemos bem e em nosso lugar de conforto. Eu tinha liberdade para ser eu mesma e isso era maravilhoso.”
Natiely Almeida Bubolz, 15 anos, foi jovem aprendiz em 2024 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, em São Lourenço do Sul/RS