Novos cultivos na terra
Atualmente, nossa propriedade rural tem, entre as diversas culturas, a produção de morangos, pepinos e tomates.
Faço planos de, após terminar o ensino médio, cursar faculdade de Design Gráfico e trabalhar na área de artes, especialmente desenho. Para isso, estou me esforçando para vencer os obstáculos.
“Faço planos de, após terminar o ensino médio, cursar faculdade de Design Gráfico e trabalhar na área de artes, especialmente desenho. Para isso, estou me esforçando para vencer os obstáculos. Um deles é o diagnóstico de transtorno de ansiedade social (TAS), o qual já está praticamente resolvido e isso tem muito a ver com o Instituto Crescer Legal. Ao participar do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo e do programa Nós por Elas – A voz feminina do campo fui desafiada a desenvolver a comunicação, interagir com pessoas de outros lugares e a lidar com diversas situações novas. Agora já consigo me sentir outra pessoa e me comunicar em qualquer situação.
Além de ajudar a me soltar mais e a conseguir lidar melhor com pessoas desconhecidas, os salários do curso foram bem importantes, inclusive porque me ajudaram a ter meu próprio dinheiro e a lidar com ele, fazer gestão financeira e pensar em poupança para o futuro. As atividades do curso também me levaram a conhecer melhor a minha propriedade e as potencialidades. Cheguei a planejar um museu rural com ateliê dos meus quadros, projeto que vou deixar para repensar no futuro.
Como aprendiz, tive um desenho meu publicado no livro ‘Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em prosa, verso & imagem’, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP). A publicação contempla os trabalhos selecionados no Concurso Literário e de Imagens para Aprendizes do Rio Grande do Sul. Ao ver meu desenho no livro, me senti muito feliz e orgulhosa, pois é uma marca ter um a criação minha em um livro tão importante.”
Janaina Berwaldt, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, em São Lourenço do Sul (RS). Também participou do Programa Nós por elas – A voz feminina do campo em 2024.