Logo

Histórias

Atuação humanitária

“Moramos alguns anos em Agudo e o Rio Grande do Sul tem meu coração, pois foi o lugar onde deixei de ser criança e amadureci. Mas, depois do falecimento do meu padrasto e de terminar o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, eu e minha mãe voltamos para Florianópolis, onde vivem nossos familiares. […]”

09 de Julho de 2024

Imagem destacada na postagem

Talita Vitória Ribeiro

@talita_vih_ribeiro

 

Atuação humanitária

 

“Moramos alguns anos em Agudo e o Rio Grande do Sul tem meu coração, pois foi o lugar onde deixei de ser criança e amadureci. Mas, depois do falecimento do meu padrasto e de terminar o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, eu e minha mãe voltamos para Florianópolis, onde vivem nossos familiares. E em maio deste ano, acompanhamos de longe as tristes notícias sobre a enchente que destruiu diversas cidades gaúchas. Por isso, nos juntamos a uma ONG daqui de Santa Catarina para arrecadação e envio de doações. Foram semanas de muito trabalho na organização e separação de roupas, calçados e alimentos para as pessoas e de ração e agasalhos para os animais. A ONG conseguiu helicóptero e caminhões para levar doações de moradores da ilha de Florianópolis para Agudo, Cachoeira do Sul, Porto Alegre e outras cidades.

Antes dessa ação, eu já tinha alguma experiência nesse tipo de trabalho, pois minha turma do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural, que fiz como aprendiz do Instituto Crescer Legal, já tinha planejado e executado uma campanha comunitária. Fizemos a arrecadações de produtos de limpeza e higiene e de alimentos em benefício do abrigo de crianças de Agudo. Essa foi uma das atividades que adorei ter feito junto com a minha turma, pois vimos o resultado da ação. Ter sido aprendiz foi uma experiência incrível onde tive desenvolvimento e obtive conhecimentos que estão me ajudando muito hoje em dia.

O curso proporcionou aprendizados valiosos para levar para a vida, como ter uma comunicação compreensiva, saber compreender a opinião do próximo, aprendi a valorizar a vida e me tornei independente. Amei viver na zona rural e, se eu puder, quero voltar novamente para o Rio Grande do Sul. Eu sinto que cresci e amadureci quando nos mudamos para o campo, comecei a sair de casa e me encontrei na vida rural. É uma vida diferente a do campo e eu sou muito grata pelos aprendizados do curso do Crescer Legal e, principalmente, grata por tudo o que o educador André fez por mim e pela turma.”

Talita Vitória Ribeiro, 15 anos, foi jovem aprendiz em 2023 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Agudo (RS).

Mais Histórias

  • Imagem destacada na postagem

    Autógrafo em livro

    Minha poesia ‘Raízes do saber: Educação e esperança no campo’, faz parte do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap).

  • Imagem destacada na postagem

    Inovação e sustentabilidade

    As últimas estiagens castigaram bastante as plantações da nossa propriedade, que é bem diversificada, com tabaco, hortaliças, plantações de milho e frutas.

  • Imagem destacada na postagem

    Escola para jovens do campo

    Todas as escolas do campo deveriam ter currículo específico conforme a realidade rural da localidade, alinhado com os conteúdos essenciais da educação básica.

  • Imagem destacada na postagem

    Novos cultivos na terra

    Atualmente, nossa propriedade rural tem, entre as diversas culturas, a produção de morangos, pepinos e tomates.

  • Imagem destacada na postagem

    Arte e vida

    Faço planos de, após terminar o ensino médio, cursar faculdade de Design Gráfico e trabalhar na área de artes, especialmente desenho. Para isso, estou me esforçando para vencer os obstáculos.

  • Imagem destacada na postagem

    O futuro no agro

    Na metade deste ano comecei a cursar Agronomia ao mesmo tempo em que estou terminando o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo do Instituto Crescer Legal, que faço como jovem aprendiz.

  • Imagem destacada na postagem

    Aprendizados mais significativos

    O pleno desenvolvimento da juventude rural requer oportunidades de formação que integrem teoria e prática. Isso inclui acesso a cursos de capacitação, visitas a eventos agropecuários, e a promoção de projetos que incentivem a pesquisa e o protagonismo.

  • Imagem destacada na postagem

    Arte pela educação transformadora

    A escola ideal para crianças e jovens rurais deve ser um espaço aberto, inclusivo e dinâmico, onde novas ideias e propostas são constantemente discutidas e acolhidas.

  • Imagem destacada na postagem

    Novo olhar para o rural

    Sou professora no interior e percebo que há muito mais eficácia quando a escola é conectada com a realidade local, vincula práticas pedagógicas às habilidades, fomenta um novo olhar para o rural e demonstra a viabilidade econômica e social do meio em que os alunos estão inseridos.

  • Imagem destacada na postagem

    Cultivar sonhos

    Nasci em Vale do Sol/RS, um lugar onde a natureza e as pessoas se encontram de forma harmoniosa, onde cada curva do caminho conta uma história.