“Sou muito feliz em viver no interior. Por isso, estou me organizando para seguir morando com a minha família na nossa localidade rural. Depois de terminar o curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, do Instituto Crescer Legal, comecei a colocar em prática meu objetivo de implantar uma barbearia junto ao salão de beleza da minha mãe, que atende a população local e os moradores das comunidades vizinhas. O projeto da barbearia foi elaborado durante o curso, com projeção do negócio e levantamentos sobre estrutura física e clientela. E, no segundo semestre do ano passado, fiz o curso de barbeiro, que foi pago com o salário que eu recebia como jovem aprendiz do Crescer Legal. Também usei meu salário para compras de alguns equipamentos e materiais.
Tornar-me empreendedor foi ideia que surgiu nas atividades do Crescer Legal. Aliás, me inscrever para o Programa de Aprendizagem foi uma das melhores escolhas que já fiz em minha vida. O curso proporcionou diversos conhecimentos que me fizeram ver a vida no meio rural com outros olhos, vislumbrando diversas possibilidades. As oportunidades estão presentes muitas vezes na própria propriedade, só basta que se perceba e coloque-as em prática. No meu caso, estou ampliando os negócios da família e sou otimista em relação aos objetivos de sucesso profissional vivendo no campo.
Minha escolha foi resultado de uma série de percepções. Uma delas se deu durante atividade sobre analisar oportunidades na nossa propriedade. Fiz uma listagem para ver qual se encaixaria melhor no meu caso, e a escolha da barbearia foi a que prevaleceu, pois na minha comunidade e nas localidades vizinhas não ofereciam esse serviço. Além do projeto, tem vários outros aprendizados que vou levar para a vida toda, como por exemplo, a parte de gestão. Tivemos várias tarefas sobre esse assunto e me dei conta do quão importante é para nossa vida. Nossa turma visitou um dos bancos da nossa cidade e lá adquirimos diversos conhecimentos, que agora estou começando a aplicar no gerenciamento dos negócios.
Durante o curso do Instituto Crescer Legal, também conheci lugares que me trouxeram uma vasta compreensão de diferentes áreas do meio rural. E, além de tudo isso, conheci pessoas as quais hoje em dia não vejo apenas como colegas, mas sim amizades sinceras que vou levar para o resto da minha vida. Momento marcante foi o da formatura, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Na hora de eu receber meu certificado, fui surpreendido com suspense inesperado, bolhas de sabão e aí foi anunciado que eu era o formando de número 1000 do Programa de Aprendizagem.”
Murilo Chaves, 17 anos, foi jovem aprendiz em 2024 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, em São João do Triunfo/PR.