
“Está sendo extremamente gratificante e enriquecedora minha experiência como educadora do Instituto Crescer Legal. Poder fazer parte da vida dos jovens e auxiliá-los em seu crescimento, aprendizado e na realização de seus sonhos é algo que me traz grande satisfação. A interação diária com eles e a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais, aliadas à valorização de suas raízes rurais, são aspectos que tornam essa jornada educativa muito especial. Estou constantemente motivada a apoiar a formação desses jovens, reconhecendo que eles são o futuro da agricultura e das comunidades rurais.
Tendo nascido no interior, cresci entre familiares dedicados à agricultura e à produção de tabaco e isso me proporciona a capacidade de me colocar no lugar desses jovens, permitindo que se identifiquem comigo e eu com eles. Essa conexão é valiosa para poder oferecer o suporte mais eficaz e atencioso, levando em consideração suas origens e perspectivas. Percebo que os jovens rurais da turma de Canguçu possuem anseios profundos de se destacarem em suas carreiras e contribuírem para o desenvolvimento de suas comunidades. Eles demonstram desejo genuíno de adquirir conhecimentos técnicos e habilidades específicas da área, ao mesmo tempo em que valorizam profundamente suas origens e a sabedoria transmitida por suas famílias e tradições rurais. Acredito que é fundamental apoiá-los nesses anseios e ajudá-los a alcançar seus objetivos, orientando-os e incentivando-os a cultivar suas habilidades e determinação.”
Caroline Braatz Behling, possui licenciatura em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa e pós-graduação em Neuropsicopedagogia e Libras. É professora da rede estadual de ensino do RS e, desde julho de 2023, é também educadora do Instituto Crescer Legal junto à turma de Canguçu (RS).