
“A principal fonte de renda da minha família é a produção de tabaco, mas também temos outras culturas, como ovinos, peixes, coelhos, suínos, bovinos, aves e mel, além de plantios de hortaliças, mandioca, feijão e batatas. Meu pai já chegou a ter 60 ovelhas, mas havia parado a atividade. Porém, retomou a ovinocultura no ano passado e está realizando incrementos e melhorias que têm por base os estudos do meu projeto final do curso de gestão e empreendedorismo do Instituto Crescer Legal. Durante o ano de 2022, pude desenvolver diversos conhecimentos no período em que fui jovem aprendiz, contratado para fazer parte do programa de aprendizagem. E muitos desses novos aprendizados resultaram em saber como planejar, que é um aspecto fundamental na elaboração do projeto de retomada da ovinocultura como segunda renda da propriedade.
Atualmente, a criação e reprodução de ovinos já vem trazendo ótimos resultados e minha família pretende melhorar cada vez mais e investir mais e mais em tecnologias, como por exemplo, em irrigação de pastagens. Eu escolhi este projeto porque sempre gostei de ovinos e queria contribuir com a diversificação da propriedade rural. As pesquisas me levaram à raça Dorper, que é adaptada e resistente à variada condição climática existente no Sul do Brasil. Também fiz o levantamento dos recursos necessários para implantação da estrutura e meus pais consideraram viável. Agora temos oito animais, que já estão reproduzindo carneiros para venda.”
Juliano Schipper da Silva, 16 anos, foi jovem aprendiz em 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Rio Pardo (RS).